Desporto

Campeões mundiais de andebol em cadeira de rodas homenageados por Leiria

24 nov 2022 12:00

Presidente da autarquia realçou o “orgulho” que todo o concelho sente pelos atletas da APD Leiria que representaram Portugal

.
.
CML
.
.
CML
.
.
CML

"São uns verdadeiros campeões do mundo que diariamente conseguem ultrapassar todas as adversidades": foi desta forma que o presidente da autarquia de Leiria, Gonçalo Lopes, recebeu os atletas da equipa da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD Leiria) que, no último domingo, conquistaram o título de campeões mundiais e europeus de andebol em cadeira de rodas

Os atletas foram homenageados por parte do executivo da Câmara Municipal de Leiria, ontem, ao final do dia, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.

Na cerimónia, o presidente da autarquia enalteceu o feito destes atletas, realçou o “orgulho” que todo o concelho sente e salientou o forte peso dos leirienses na representação nacional, à qual pertencem João Jerónimo, Nuno Nogueira, Maria Albertina Relvas, João Pedro, Marco Francisco, Iderlindo Gomes e Manuel Sousa.

“É um trabalho que é feito há muito anos na APD Leiria e que tem trazido muitas alegrias, não só no andebol, mas também no basquetebol. A selecção tem na vossa presença uma enorme mais-valia. Os atletas de Leiria foram importantes para esta conquista”, afirmou o presidente.

Gonçalo Lopes considerou ainda que a realização da primeira edição do Mundial em Leiria e a vitória de Portugal foram “dos momentos mais marcantes que viveu enquanto autarca”.

Em nota de imprensa, o município acrescenta ainda que esta competição é "considerada uma das mais importantes" do calendário da programação de Leiria, Cidade Europeia do Desporto. "Até porque vai ao encontro das linhas orientadores do executivo sobre a importância da prática de actividade física e do desporto, um instrumento para incutir hábitos de vida saudáveis, independentemente de quem o pratique", justifica a nota. 

Os campeões mundiais, que fizeram a festa ao final da tarde do último domingo, no Pavilhão dos Pousos, também foram felicitados por Marcelo Rebelo de Sousa.

"O Presidente da República felicita a Selecção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas que se sagrou campeã da Europa e do Mundo, no campeonato que decorreu em Leiria, Cidade Europeia do Desporto 2022", lê-se na mensagem publicada no início da semana, no sítio oficial de informação da Presidência da República Portuguesa.