Sociedade

Campanha “Viajar sem pressa” passa por Leiria

3 out 2023 09:00

Num atropelamento “a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em função da velocidade a que circulam os veículos”.

campanha-viajar-sem-pressa-passa-por-leiria
Autoridades pretendem alertar automobilistas para o risco da velocidade
Ricardo Graça/Arquivo

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam hoje, dia 3 de Outubro, a Campanha de Segurança Rodoviária Viajar sem pressa, inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2023.

Com várias acções de sensibilização e fiscalização previstas em diversos pontos do País, a iniciativa passa por Leiria no dia 6 de Outubro, sexta-feira, pelas 14 horas, onde estarão forças de autoridade ao quilómetro de 4,5 da EN242, (entre Leiria e Marinha Grande), com intercepção na rotunda da A8.

Segundo uma nota de imprensa da ANSR, a campanha decorre entre os dias 3 e 9 de Outubro, tendo como objectivo “alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável por mais de 60% das infracções registadas”.

Num atropelamento, explica a ANSR, “a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em função da velocidade a que circulam os veículos”.

“Se um veículo circular a 30 km/h, a probabilidade das consequências de um atropelamento serem mortais é de 10%. Aumentando a velocidade para 50 km/h, a probabilidade passa a ser de 80%”, reforça o comunicado.

A ANSR, a GNR e a PSP lembram que a “velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais”, “quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece” e “numa viagem de 20 km, aumentar a velocidade de 50 para 60 km/hora, permite ganhar apenas quatro minutos”.