Sociedade

Campanha “Viajar sem pressa” detectou 189 infracções no distrito de Leiria

7 mai 2022 17:01

Foram realizadas 179 infracções relativas a excesso de velocidade

campanha-viajar-sem-pressa-detectou-189-infraccoes-no-distrito-de-leiria
Uma das causas principais dos acidentes rodoviários é o excesso de velocidade
Ricardo Graça/Arquivo

O distrito de Leiria registou 189 infracções durante a Campanha “Viajar sem pressa” da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), que decorreu entre os dias 26 de Abril e 2 de Maio.

O objectivo da acção era alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas e foi também a principal infracção detectada.

Das operações realizadas, foram fiscalizados 297 veículos, tendo sido detectadas 179 infracções relativas a excesso de velocidade: 19 infracções leves, 149 graves e 11 muito graves.

Com o objectivo de alertar os condutores para as "consequências negativas e mesmo fatais do excesso de velocidade", os automobilistas foram informados que a "velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais, quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece, numa viagem de dez quilómetros, aumentar a velocidade de 45 para 50 km/hora permite ganhar apenas um minuto e 20 segundos.