Sociedade

Campanha 54': "O triplo", por Bruno Carnide

1 nov 2020 19:15

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas

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O vídeo de hoje da campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, promovida pela União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, é assinado pelo cineasta Bruno Carnide.

Em 54 segundos, Cátia Biscaia, que dá corpo à protagonista do filme, fala do "triplo". "O triplo do medo, o triplo do sangue, uma vida que, cedo, me tornou exangue. Exausta de ter o terço de um homem e o triplo de esforços que me consomem; o triplo do medo de sair à rua e de, num olhar azedo, sentir-me nua..."

A campanha de sensibilização, a que o JORNAL DE LEIRIA também se aliou, dá pelo nome de 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.

Nomeado aos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, Bruno Carnide é um realizador independente e director-fundador do Leiria Film Fest – Festival Internacional de Curtas-Metragens.

Realizou algumas curtas-metragens de ficção, documentário e animação que venceram dezenas de prémios e foram exibidas em centenas de festivais de cinema em todo o mundo, incluindo festivais qualificadores aos Óscares.

Trabalha actualmente como professor universitário na área do Cinema e é também trabalhador independente.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.