Sociedade

Campanha 54'': Eduardo Cardinho chama atenção contra a violência doméstica

25 out 2020 14:30

Durante todos 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas

Clique em cima na imagem para ver o vídeo

A União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, apresentou hoje mais um vídeo da campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, a que o JORNAL DE LEIRIA se associou.

O músico Eduardo Cardinho associou-se à campanha e durante 54 segundos toca uma peça musical ao xilofone, como forma de chamar a atenção contra a violência doméstica.

Esta campanha de sensibilização dá pelo nome de 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Durante todos 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.

Eduardo Cardinho, natural de Marrazes - Leiria, iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade. Concluiu com distinção a Licenciatura em Vibrafone Jazz na Escola Superior de Música Artes e Espetáculo do Porto (ESMAE), na classe de Jeffery Davies.

Estudou também com Michael Lauren, Abe Rabade e Carlos Azevedo. Em 2014 foi distinguido com o prémio de melhor instrumentista da Festa do Jazz do São Luís – Lisboa, e no ano de 2016 obteve o primeiro prémio na categoria de Combo Jazz - nível superior, com o projecto Home liderado por João Barradas.

Partilhou o palco com alguns dos grandes nomes atuais do Jazz, entre os quais: Hermon Mehari, Travis Reuter, Andrew D’ Angelo, Ben Street, Sérgio Carolino, Bruno Pedroso, Nelson Cascais, Marcos Cavaleiro, Jeffery Davis, Demian Caboud, Marcos Cavaleiro, Iago Fernandez, João Barradas, Frederico Heliodoro, Felipe Continentino, Ben Van Gelder e Bruno Pernadas.

O seu primeiro CD Eduardo Cardinho Quinteto – Black Hole, gravado em 2015, foi aclamado como um dos melhores discos nacionais do ano de 2016 pela Jazz.pt e Jazz Lógic.

Gravou também com o projeto Home de João Barradas (eleito grupo do ano 2018 pela RTP) para a editora nova-iorquina Inner Circle Music de Greg Osby, Pórtico de André Rosinha, Paz de Sónia Oliveira, Cale com o colectivo Galip, Forest Light de Marta Arpini e João Guimarães Sexteto.

Em 2018, terminou o mestrado em Vibrafone Jazz no Conservatorium van Amsterdam com nota máxima e distinção - 10 Cum Laude - com os professores Harmen Fraanje, Jesse Van Ruller, Rob Van Bavel e Yaniv Nachum.

No mesmo ano apresentou-se como solista convidado da Orquestra de Jazz de Matosinhos e gravou o seu segundo álbum - In Search of Light - onde convida o saxofonista Holandês Ben Van Gelder, João Barradas, André Rosinha, Bruno Pedroso e um Quarteto de Cordas.

Como professor tem sido convidado para lecionar em masterclasses tanto em Portugal como no estrangeiro: Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil, Academia de Música de Minde, Conservatório de Música do Porto e Academia  Costa Cabral. Lecionou também na Escola de Música de Vermoim e na Academia de Música de Vila Verde.

Apresenta-se regularmente como líder e sideman nas melhores salas e Festivais nacionais e internacionais, destacando-se: Casa da Música - Porto, Hot Club - Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa, Centro Cultural de Belém (CCB), Bimhuis - Amsterdão, Festival de Jazz de Loulé, Festival de Jazz de Valado dos Frades, Savassi Jazz Festival - Brasil, Festa de Jazz do S. Luis, Douro Jazz, JazzMinde, Guimarães Jazz, Serralves em Festa, Festa do Avante, Amsterdam Jazz Fest - Amsterdão, So whats next - Eindhoven, Alba Jazz Festival - Itália, Festival Iminente e Festival de Jazz da Marinha Grande.

A par da sua actividade como músico, compositor e produtor, leciona na Escola Profissional de Música de Espinho e Universidade de Aveiro.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.