Sociedade

Campanha 54'': A agressão no lar é crime público

19 nov 2020 18:37

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas

Clique em cima na imagem para ver o vídeo

Mulher Século XXI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres apresenta o vídeo de hoje do projecto 54' - cinquenta e quatro minutos.

Esta Organização Não Governamental dos Direitos das Mulheres frisa que o silêncio e a inacção matam. Se sabe de casos de violência doméstica deve denunciá-los, antes que seja tarde de mais. A agressão no lar é um crime público.

A iniciativa 54' parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos em As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. 

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.

A Mulher Século XXI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres é uma Organização Não Governamental dos Direitos das Mulheres, reconhecida como Instituição de Utilidade Pública, sediada em Leiria, mas de âmbito nacional.

Constituída em 2001, a Mulher Século XXI visa promover a Igualdade de Género e a Cidadania, bem como prevenir e combater a Violência de Género, em especial, a Violência Doméstica, a Violência no Namoro e a Violência Doméstica Contra Pessoas Idosas, adequando as suas ações em conformidade com as orientações estratégicas nacionais e internacionais.

A Mulher Século XXI visa desenvolver ações e criar estruturas de apoio às mulheres, crianças e idosos/as delas dependentes, promover iniciativas na área da prevenção da Violência de Género, implementar serviços e grupos de interajuda, de modo a melhorar a sua qualidade de vida.