Viver

Caminhos de Leitura reúne especialistas de cinco países em Pombal, durante três dias

21 jun 2023 09:27

Encontro dedicado à literatura infantojuvenil faz 20 anos e decorre em Pombal com um programa que inclui dezenas de actividades

caminhos-de-leitura-reune-especialistas-de-cinco-paises-em-pombal-durante-tres-dias
Arte, desafios e futuro são temas em 2023
CMP

Durante o Caminhos de Leitura, é (quase) caso para dizer que todos os caminhos levam à Aldeia do Vale – pelo menos, na sexta-feira, 23 de Junho.

Às 18:10 horas começa na Rotunda do Agricultor, em Pombal, a caminhada poética “Contra-Corrente”, orientada pela actriz, figurinista e palhaça Julieta Rodrigues, com término, precisamente, na Aldeia do Vale.

No percurso, a co-directora artística da companhia Radar 360º apresentará uma performance site-specific para pôr em cena o gesto dramático, em relação directa com o habitat natural envolvente, no meio da Natureza.

Depois da chegada ao destino, muito vai acontecer na Aldeia do Vale: o encontro “Somente Palavra” (19:30 horas, com Ernesto Abad, Luísa Venturini e António Duarte, José Craveiro, Bru Junça e Cristina Taquelim), o jantar volante “Com sardinhas e pão, viva a noite de S. João!” (21:30 horas) e ainda o concerto de Omiri, depois das 22:30 horas, em que Vasco Ribeiro Casais se dedica a reinventar a música de raiz portuguesa.

O contexto é a 20ª edição do Caminhos de Leitura, organizada pelo Município de Pombal nos dias 22, 23 e 24 de Junho.

Num programa de três dias, com dezenas de propostas, incluem-se, por exemplo, a exposição de ilustração Ai, Se Eu Mandasse, com curadoria de Mafalda Milhões, e os Contos Mágicos, de Eric Chartiot.

O crítico e investigador sul-americano Fanuel Díaz vai reflectir sobre o lugar do livro no contexto dos novos discursos e das novas tecnologias e está também agendada uma conversa com o autor e professor Clovis Levi acerca de temas polémicos na literatura para adolescentes.

Conferências, oficinas, sessões de narração oral, exposições, dança e música integram o conjunto de actividades de escrita, leitura e ilustração no Caminhos de Leitura – Encontro de Literatura Infantojuvenil, este ano focado na temática da leitura e da arte, sem ignorar os desafios e o futuro da leitura.

Participam no evento especialistas de cinco países: Brasil, Espanha, França e Venezuela, além de Portugal.

Ana Biscaia, Benita Prieto, Tâmara Bezerra, José António Portillo, Ricardo Azevedo e Maurício Corrêa Leite são alguns dos convidados já confirmados pela organização.

Na sexta-feira, 23, serão entregues os selos Caminhos de Leitura, pelo Observatório de Leitura, do Município de Pombal, um dos prémios portugueses mais recentes na área da literatura para a infância e juventude.

Distribuído por vários locais, entre os quais, apeadeiros de leitura e de ilustração e oficinas caminhantes, o programa suporta uma edição especial com surpresas e momentos que também pretendem recordar os 20 anos de trabalho já realizado.