Sociedade

Câmara de Pombal disponível para comprar terrenos florestais

8 set 2016 00:00

Preço vai variar entre os 40 cêntimos e um euro por metro quadrado.

camara-de-pombal-disponivel-para-comprar-terrenos-florestais-4957

A Câmara de Pombal vai, dentro de algumas semanas, iniciar o processo de Oferta Pública de Aquisição (OPA) de floresta no concelho. O objectivo do município é fazer a aquisição de prédios rústicos, de forma a criar uma bolsa de terrenos florestais onde possam ser aplicadas medidas de gestão florestal adequadas. A autarquia está disponível para pagar entre 40 cêntimos a um euro por metro quadrado, mas apenas aceitará comprar áreas com mais de um hectare, valor que pode ser conseguido através da junção de várias parcelas.

“Não é cura milagrosa para os males da floresta, mas poderá constituir mais uma proposta, mais um contributo efectivo para salvaguardar esta riqueza”, afirmou o presidente da Câmara, durante a apresentação do projecto. Na ocasião, Diogo Mateus explicou que o Município pretende usar as parcelas que adquirir para a “protecção da floresta e de zonas urbanas cercadas” por áreas florestais - através, por exemplo, da criação de faixas de descontinuidade de combustível -, para a salvaguarda de espécies autóctones e para a promoção de boas práticas silvícolas.

A recuperação de áreas ardidas e que estão em processo de abandono é outro dos objectivos da câmara. Nesse sentido, será dada prioridade às freguesias da zona Sul e Este do concelho, que registam “maiores manchas de área ardida e de parcelas ao abandono e que, por isso, representam “risco acrescido”, justifica Diogo Mateus.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.