Sociedade

Câmara de Pombal adapta antiga escola primária para creche

12 fev 2024 13:58

Obra no edifício do Grou vai custar cerca de 425 mil euros

camara-de-pombal-adapta-antiga-escola-primaria-para-creche
Futuras instalações no Grou
DR

A Câmara Municipal de Pombal vai adaptar o edifício da antiga escola primária e jardim-de-infância do Grou, na União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, para creche.

E nota de imprensa, o executivo municipal informa que "aprovou o lançamento da empreitada a concurso público com um valor base a rondar os 425 mil euros"

"O projecto concretiza um dos compromissos assumidos com a população de promover um ambiente propício e acolhedor para as famílias, designadamente de apoio à natalidade e parentalidade, bem como de alargamento da rede pública de creches no concelho", refere a autarquia.

A empreitada consiste na realização de obras de alteração e requalificação das instalações existentes, desactivadas, adaptando-as à resposta social de creche. A implantação do edifício será mantida, estando projectada apenas a execução de uma pequena ampliação na zona tardoz, essencialmente devido à necessidade de melhoramentos da copa do actual refeitório, informa.

Por sua vez, o projecto "contempla a beneficiação da zona envolvente ao edificado adequando-a à futura função. Deste modo, a zona frontal do edifício funcionará como zona de acesso ao público, com percursos práticos acessíveis e com ligação directa com a via pública e zona de estacionamento. A zona lateral, a nascente do edifício, ficará exclusiva e reservada aos funcionários da creche, com vedação adequada, e distinção entre a zona de recreio e circulação de serviço (cargas e descargas)", prossegue.

"A intervenção prevê a alteração da zona de entrada principal para uma zona mais central do conjunto edificado, enquanto a antiga entrada funcionará como saída de emergência. Sendo um edifício destinado a crianças, a segurança geral do edifício foi um aspecto importante no desenvolvimento do projecto, procurando não facultar pontos de possível conflito, quer a possíveis situações de emergências e/ou intrusão, quer a elementos físicos do edifício que possam causar directa ou indirectamente danos corporais."

"O berçário terá capacidade para receber dez crianças e será dividido em duas salas: sala-parque e sala de berços. Ambas servidas por uma área de apoio ao seu funcionamento, nomeadamente copa de leites e zona de higienização, devidamente equipadas e com zonas de abertura que permitem a vigia das crianças. Já a área de actividades lúdicas e pedagógicas terá capacidade para 14 crianças com idades compreendidas entre a aquisição de marcha e os 24 meses, e para 18 crianças, entre os 24 meses e os 36 meses", salienta ainda.

A autarquia acrescenta que "a futura creche será dotada, ainda, de outras áreas funcionais, como sala de refeições, instalações sanitárias, instalações para pessoal, áreas de serviços e recreio exterior com equipamentos que cumpram as normas de segurança e adequadas para a idade das crianças".

A câmara recorda que "Pombal foi o município do distrito de Leiria que mais cresceu em número de vagas disponibilizadas em resposta de creche. A nível distrital, Pombal registou o maior aumento de vagas, 27,5%, no quadro geral, passando de 623 vagas, para 854 vagas, distribuídas por 12 instituições da Rede Social de Pombal (IPSS e com fins lucrativos), dotadas desta tipologia de resposta social para a infância".