Sociedade

Câmara de Leiria cria guia para melhor acolher imigrantes

19 dez 2023 13:27

“Leiria, cheguei! E agora?” está disponível em seis línguas

camara-de-leiria-cria-guia-para-melhor-acolher-imigrantes
As comemorações do Dia Internacional dos Migrantes contaram com a apresentação de uma dança tradicional do Afeganistão.
Câmara de Leiria

“Leiria, cheguei! E agora?” é o nome do guia de acolhimento a migrantes, que a Câmara de Leiria lançou, esta segunda-feira, data em que se assinalou o Dia Internacional do Migrante.

Disponível em português, inglês, francês, ucraniano, indiano e afegão (Pashto), o documento apresenta informação em temáticas como o apoio social, educação, emprego, formação profissional, saúde, cultura e património, transportes e mobilidade, refere uma nota de imprensa.

O guia disponibiliza ainda informações sobre os serviços e respostas disponíveis no concelho de Leiria, com o objectivo de simplificar o acesso aos mesmos, tanto para migrantes, como para os serviços e associações que actuam no seu acolhimento.

Estes miniguias contemplam, ainda, sugestões quer no âmbito do arrendamento, boa vizinhança, ou acesso aos cuidados de saúde, sendo ainda divulgados em formato de folheto e distribuídos em centros de saúde, juntas de freguesia ou forças de segurança.

Na cerimónia de apresentação, esta segunda-feira, a vereadora da Acção Social, Ana Valentim, destacou que este guia enquadra-se no Plano Municipal para a Integração de Migrantes (PMIM) - cujo trabalho se iniciou em 2021 e termina no final deste ano - e é um instrumento fundamental no apoio à população migrante.

Segundo a nota de imprensa, Ana Valentim destacou que 80% da população estrangeira que reside no concelho está a trabalhar e, como tal, “a contribuir para a economia local” e referiu que os programas de apoio disponibilizados pelo Município de Leiria têm tido elevada procura por parte dos imigrantes, tendo sido realizados 1.900 atendimentos em 2023.

Durante a apresentação dos miniguias, decorreu uma “mesa-redonda”, designada “A Voz dos Cidadãos”, moderada por Paulo Teixeira, com as participações de Pedro Biscaia, professor e ex-diretor da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Geraldo Oliveira, da Global Diáspora – Associação de Migrantes Empreendedores, em Portugal, Yulia Hryhoryeva, da Associação Spilka, e Hamidullah Mohammadi em representação do projecto “Barakat Leiria”.

As comemorações do Dia Internacional dos Migrantes contaram com a apresentação de uma dança tradicional do Afeganistão.

“Um dos critérios que melhor define o estado de desenvolvimento de uma sociedade é a sua capacidade de desenvolver e implementar políticas e estratégias capazes de afirmar o território como espaço pleno de igualdade nas suas múltiplas dimensões”, defendeu Gonçalo Lopes, citado no comunicado.

O presidente da Câmara de Leiria acrescentou que foi precisamente com esse propósito que foi criado o Guia de Acolhimento, “que contribui para nos situar do lado certo da fronteira". "Do lado que inclui, que protege, que respeita e que humaniza”, rematou.