Sociedade

Câmara de Leiria anuncia nova linha gratuita do Mobilis

16 abr 2024 18:50

A rede de transportes urbanos de Leiria vai contar com veículos elétricos, uma linha nova e um sistema informativo de georreferenciação

camara-de-leiria-anuncia-nova-linha-gratuita-do-mobilis

O Mobilis vai ter uma nova linha gratuita no próximo ano. O anúncio foi feito pelo vereador com o pelouro da Mobilidade, Luís Lopes, na última reunião de Câmara de Leiria, quando foi apresentado os critérios para o concurso internacional para o serviço público de transporte rodoviário da cidade.

A décima linha do Mobilis deverá ser criada em Setembro de 2025 e fará a ligação entre a futura Central de Mobilidade de Leiria e os parques de estacionamento gratuito na zona das Olhalvas e junto à Rotunda D. Dinis, incluindo ainda no seu percurso passagem em alguns serviços públicos como, a Câmara Municipal , a Segurança Social, a Loja de Cidadão e o Teatro José Lúcio da Silva.

 

O Município de Leiria referiu ainda que o investimento irá corresponder a um valor estimado de 18 milhões de euros, para um contrato de oito anos, e visa “melhorar a oferta e responder às reais necessidades da população leiriense” de forma a fomentar o uso dos transportes colectivos e aumentar consequentemente a sustentabilidade e qualidade ambiental, explica a autarquia em comunicado de imprensa.

Com este novo contrato está previsto aumentar a frota de veículos, que deverá ter no mínimo sete viaturas elétricas, estimando-se que em Setembro de 2025 esta já tenha aumentado para 13 viaturas movidas a bateria e seis a gasóleo.

Além do critério ambiental será ainda necessário ter em conta a idade das viaturas, uma vez que a média de idades da frota não poderá exceder os dez anos e nenhum veículo poderá ter mais de 14 anos.

A rede Mobilis deverá trabalhar em conjunto com o Leiria Smart City, fornecendo aos utilizadores da rede de transportes informação em tempo real da localização dos veículos e de possíveis atrasos.

No que toca aos trajectos, haverá um reforço das linhas um, dois e nove, “tanto ao nível do número de autocarros como ao nível dos horários nos períodos de maior procura”, sendo estes aumentos baseados num estudo promovido pelo Município em 2023 ao transporte público urbano, explica a autarquia.