Covid-19

Câmara de Caldas da Rainha reabre a Praça da Fruta

16 abr 2020 17:05

Primeira data: 17 de Abril. Município anuncia rigorosas regras sanitárias e de protecção para que esteja garantida a segurança de quem compra e de quem vende

camara-de-caldas-da-rainha-reabre-a-praca-da-fruta
Investimento de 30 mil euros em instalações provisórias

"Emblemática", lê-se no comunicado da Câmara de Caldas da Rainha. A Praça da Fruta estava encerrada desde 16 de Março, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Mas reabre esta sexta-feira, 17 de Abril, em instalações provisórias criadas no Pavilhão da Expoeste, depois de um investimento de 30 mil euros por parte do Município, que anuncia "rigorosas regras sanitárias e de protecção para que esteja garantida a segurança de quem compra e [de] quem vende". 

São esperados 40 a 70 vendedores por dia, em média, de acordo com a autarquia, que garante que todos os 100 vendedores habituais aderiram à ideia de reabrir já a Praça da Fruta.

"As bancas serão as mesmas mas com dois metros de distância entre elas. Os corredores, com 6 metros de largura, asseguram uma circulação desafogada e segura. Os produtos expostos estarão protegidos por uma película", informa-se na nota enviada às redacções.

"Máscara, luvas e gel compõem o kit de protecção que será fornecido aos vendedores. Os clientes também deverão utilizar máscara. Para evitar que as pessoas coloquem os sacos no chão também estarão disponíveis carrinhos de compras", acrescenta a Câmara de Caldas da Rainha.

O executivo liderado por Tinta Ferreira argumenta que preparou esta solução "para continuar a manter o mercado vivo, apoiando produtores e vendedores locais a escoar os seus produtos, bem como garantir o acesso dos caldenses às frutas, legumes e outros alimentos que ali são comercializados".

"Numa fase em que é fundamental continuar a cumprir as recomendações de distanciamento social e de recolhimento domiciliário, é preciso “gerir” esta situação pandémica com rigor mas também com estratégias graduais de normalização e retoma social e económica", refere, em comunicado, notando que "no início desta semana, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, já tinha referido a importância económica da reabertura dos mercados".

A Praça da Fruta vai abrir todos os dias da semana, entre as 8 e as 15:30 horas.

Para uma fase posterior, o Município está a preparar uma plataforma de venda online dos produtos da Praça, com entrega ao domicílio.