Sociedade

Câmara de Alvaiázere aprova orçamento de 20,4 milhões de euros para 2024

30 nov 2023 15:04

O orçamento foi aprovado por maioria com três votos a favor dos vereadores do PSD e com dois contra do PS.

camara-de-alvaiazere-aprova-orcamento-de-204-milhoes-de-euros-para-2024
Autarquia vai criar loteamento para disponibilizar a jovens casais
Ricardo Graça/Arquivo

A Câmara de Alvaiázere aprovou, por maioria, o orçamento para 2024, no valor de 20,4 milhões de euros, um número superior ao ano anterior, que se cifrou em 10,3 milhões de euros.

O aumento do orçamento traduz o “início da execução de muitas das obras que se tinha levado a sufrágio”, referiu João Paulo Guerreiro.

“Tivemos este tempo a fazer projectos, a terminar muitas obras que tínhamos iniciado do mandato anterior. Por isso, também este acréscimo”, justificou o presidente da Câmara de Alvaiázere.

Segundo o autarca, “além do forte investimento” que se mantém no apoio às associações, às juntas de freguesia e uma aposta muito grande na educação, que tem sido comum a todos os orçamentos”, vai ser lançado um conjunto de obras estruturantes no concelho.

Está prevista a requalificação urbana na vila de Alvaiázere, com a criação de um loteamento. “O objectivo é disponibilizar terrenos a preços acessíveis para jovens casais. Será um investimento de quase um milhão de euros”, revelou.

A requalificação das vias de comunicação entre os principais centros urbanos do concelho: Alvaiázere, Cabaços e Maçãs Dona Maria e do campos de jogos de Almoster são outras obras previstas.

"Prevemos iniciar o complexo biofluvial da ribeira de Alge, em Maçãs Dona Maria”, referiu ainda.

A taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) vai-se manter no valor mínimo de 0,3%, para os prédios urbanos.

Também o valor que cabe à autarquia no Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) dos munícipes, Alvaiázere volta a ficar com 2,5%, de uma possível receita de 5%.

O executivo voltou a isentar o imposto sobre as empresas (derrama), independentemente do seu volume de negócios, com o objetivo de “fixar e atrair novas empresas ao concelho”.

O orçamento foi aprovado por maioria com três votos a favor dos vereadores do PSD e com dois contra do PS.