Sociedade

Câmara da Marinha Grande oferece fichas de trabalho e garante transporte escolar gratuito

3 ago 2022 09:47

Município assegura transporte desde o pré-escolar até ao ensino secundário

camara-da-marinha-grande-oferece-fichas-de-trabalho-e-garante-transporte-escolar-gratuito
.
Ricardo Graça/Arquivo

A Câmara da Marinha Grande vai atribuir uma verba total de 185 mil euros aos três agrupamentos do concelho destinada à aquisição das fichas de trabalho para os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, com o objectivo de apoiar as famílias e promover o sucesso escolar dos alunos.

De acordo com o município, a verba será atribuída aos respectivos agrupamentos, para pagamento aos encarregados de educação, mediante apresentação dos necessários comprovativos de despesa, em tudo semelhante ao processo adoptado no âmbito da acção social escolar do 1.º CEB.

Assim, esclarece a autarquia, os agrupamentos efectuam, através das respectivas páginas electrónicas, a indicação das fichas de trabalho adoptadas por ciclo (1.º, 2.º e 3.º) e por ano de escolaridade (do 1.º ano ao 9.º ano) e disciplina, com a recomendação de que devem verificar junto dos respectivos professores se, efectivamente, pretendem adoptar esta ferramenta de trabalho.

Existem duas formas de aquisição das fichas de trabalho. Os encarregados de educação que pretendam adquirir as fichas de trabalho nas livrarias /papelarias do concelho devem dirigir-se ao respectivo agrupamento de escolas e solicitar a emissão de declaração que lhe permitirá ter acesso à aquisição das referidas fichas de trabalho. As livrarias aderentes não cobram as fichas emitindo as facturas para os agrupamentos que procederão à respectiva liquidação.

Já os encarregados de educação que pretendam adquirir as fichas de Trabalho nas livrarias/papelarias fora do concelho devem proceder à aquisição das referidas fichas de trabalho e dirigir-se posteriormente ao respectivo agrupamento de escolas, com a apresentação de prova de execução da despesa e documento válido e oficial do comprovativo da respectiva aquisição, para obter o respectivo valor correspondente, informa a autarquia.

O Município da Marinha Grande vai ainda garantir a gratuitidade do transporte escolar a todos os alunos da rede pública do concelho, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, no ano lectivo 2022/2023.

A primeira fase de candidaturas aos transportes escolares decorre até 4 de Agosto de 2022, sendo que a segunda fase decorrerá de 1 de Setembro até 30 de Setembro de 2022.