Sociedade

Câmara da Batalha oferece computadores para garantir ensino à distância

12 abr 2020 15:21

Cerca de 80 crianças do concelho não têm computador com acesso à internet

camara-da-batalha-oferece-computadores-para-garantir-ensino-a-distancia
Ainda há alunos que não têm computador com internet
Jornal de Leiria/Arquivo

Há no concelho da Batalha 82 crianças e jovens sem computador ou tablet com acesso à internet, segundo os dados recolhidos pelo Agrupamento de Escolas da Batalha, depois de um levantamento exaustivo das necessidades dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do município.

A estes, junta-se uma “quantidade reduzida de estudantes que, tendo acesso doméstico a estes dispositivos, têm de o partilhar com irmãos ou familiares em teletrabalho”.

Por isso, a Câmara da Batalha encomendou 90 computadores com acesso à internet para que todos os alunos daquele agrupamento acompanhem o ensino à distância, nos termos definidos pela escola e pelo Ministério da Educação, explica em nota à imprensa.

Com esse objectivo, foi decidida na quinta-feira a proposta de mobilização de 30 mil de euros do orçamento municipal para a aquisição de computadores e routers 4g para responder às crianças e jovens mais vulneráveis do concelho da Batalha.

A medida faz parte do Programa para o ensino à distância nas escolas do Município da Batalha – NET ESCOLA, desenvolvido na sequência da apresentação, pela direcção da Escola da Batalha, dos Planos de Ensino à Distância para o Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário.

O NET ESCOLA também prevê o reforço de equipamentos e formação para os docentes, bem como a criação de um pacote tecnológico (PC/Tablet + NET) a preços acessíveis e que permita ao agregado familiar com filhos em idade escolar adaptar-se  ao desafio do ensino/trabalho à distância.

Para o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, este apoio tecnológico permitirá “assegurar que todos os alunos têm acesso a ferramentas que mitiguem os efeitos perversos da pandemia”, nomeadamente no que diz respeito ao “previsível aumento das desigualdades em contexto escolar”.