Sociedade

Câmara da Batalha contesta corte de turmas no Colégio de São Mamede

6 jun 2017 00:00

Colégio ficará, no próximo ano lectivo, sem turmas do 7.º ano financiadas pelo Ministério da Educação. A Câmara da Batalha pede esclarecimentos à tutela.

camara-da-batalha-contesta-corte-de-turmas-no-colegio-de-sao-mamede-6576

Em ofício dirigido à Secretária de Estado Adjunta e da Educação, a Câmara da Batalha expressa preocupação pela redução de turmas do 7º ano de escolaridade Colégio de São Mamede.

De acordo com o previsto no aviso de abertura de procedimento para celebração de contratos de associação, publicado pelo Ministério da Educação no passado dia 30 de Maio, o colégio não terá qualquer turma daquele ano financiada, quando, no presente ano lectivo, tinha três. Na região, está previsto o corte de financiamento a 30 turmas dos colégios.

Na missiva, o Município da Batalha recorda que o Colégio de São Mamede representa, no contexto educativo municipal, “uma resposta formativa necessária e complementar, com especial expressão na contratualização de formação continuada de turmas do 3.º ciclo do ensino básico”.

A Câmara alega ainda que a manutenção da resposta educativa no Colégio de São Mamede “é essencial para a estabilidade da oferta educativa” para os próximos anos lectivos, preconizando a possibilidade de abertura de pelo menos uma turma do 7.º ano de escolaridade (face às três turmas aprovadas anteriormente).

No ofício enviado à tutela, cujo teor foi tornado público através de um comunicado, a autarquia apresenta como principais argumentos para a sua tomada de posição a ausência de escolas alternativas de proximidade, uma vez que as escolas do concelho da Batalha distam a mais de 13 quilómetros e a Escola Básica de Santa Catarina da Serra, já pertence ao concelho de Leiria e fica a 7,3 quilómetros, “havendo constrangimentos ao nível dos transportes”.

A Câmara refere ainda o facto da Escola Básica e Secundária da Batalha estar em fase de arranque de obras de requalificação, projecto objecto de acordo de colaboração com o Ministério da Educação, com recurso a fundos comunitários, o que gera “constrangimentos com a recepção de novos alunos”.

Paulo Batista Santos, presidente da Câmara Municipal da Batalha, recorda que “resposta educativa do Colégio de São Mamede é considerada necessária e integra o Plano Estratégico Educativo Municipal, documento aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e a confirmar-se esta decisão ficará comprometido o desenvolvimento do projecto educativo municipal nos termos em que foi definido”.