Sociedade

Câmara afirma que estacionamento dos Capuchos é provisório

13 abr 2017 00:00

A Câmara de Leiria garante que obra que está a ser construída junto à escola básica do 1.º ciclo não será para ficar. No futuro o espaço receberá um parque de lazer.

camara-afirma-que-estacionamento-dos-capuchos-e-provisorio-6281

Um parque de estacionamento provisório para 62 viaturas está a ser contestado por alguns pais e moradores do Bairro dos Capuchos, que refere as consequências na segurança e na mobilidade desta zona residencial.

Sofia Rino, mãe de um menino do pré-escolar da escola dos Capuchos e moradora neste bairro, adverte que este parque de estacionamento vai aumentar o número de veículos a circular na zona, que “não tem controlo de velocidade e possui poucas passadeiras”.

Na última reunião de Assembleia Municipal, Helena Veludo, também mãe de uma criança da Escola Básica do 1,º ciclo dos Capuchos, salientou que o estacionamento é “num beco sem saída”, o que vai dificultar a entrada e saída de veículos junto à escola.

Helena Veludo alertou ainda que as obras iniciaram-se “sem segurança”, com as “retroescavadoras a funcionarem sem um perímetro de segurança junto às crianças”. Lembrando que este é um “bairro de famílias, que tem uma escola, a única no centro histórico de Leiria”, esta mãe questiona a quem vai servir este estacionamento, uma vez que “aos moradores não serve, pois à noite o bairro está vazio”.

“O que parece é que estamos a fazer de um bairro do centro histórico uma periferia, com a agravante de se fazer em terreno adjacente à escola, sem segurança e sem estudos de impacto ambiental”, acrescentou Helena Veludo.

Numa carta enviada à autarquia, Sofia Rino alertou ainda para o “aumento de tráfego automóvel num bairro com apenas uma entrada e uma saída (existe outra mas não é funcional)”, o que “irá proporcionar mais insegurança rodoviária”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.