Conteúdo Comercial

Calendário de saldos e promoções: descubra quando comprar

1 fev 2024 12:00

Vejamos o que 2024 tem para nós em termos de saldos e promoções

calendario-de-saldos-e-promocoes-descubra-quando-comprar
Calendário de Promoções e Saldos para 2024
Fotografia: Andrea Piacquadio | Pexels

Se há algo que pode ombrear com os tão ansiados feriados e possibilidades de pontes que lhe estão associados, isso é, sem sombra de dúvidas, os momentos de saldos e promoções.

Especialmente para consumidores e retalhistas, as épocas de saldos e promoções permitem, aos primeiros, pouparem e, aos segundos, obterem um importante incremento de faturação e lucro.

Sem mais delongas, vejamos o que 2024 tem para nós em termos de saldos e promoções.

Calendário de Promoções e Saldos para 2024

• Janeiro: Saldos!

Apesar de a época de saldos ter começado a 26 de dezembro do ano passado, esta vai estender-se até ao final do mês de janeiro.

Com descontos, em alguns casos, a atingirem os 60%, esta é altura em que os consumidores mais apostam para renovarem o seu guarda-roupa para o que resta do verão e preparar a primavera.

Apesar de o vestuário ser o tipo de bens mais procurados, nesta época de saldos, produtos de tecnologia, eletrodomésticos e mobiliário apresentam também excelentes oportunidades de negócio.

• Fevereiro: amor e uma cabana

No mês do amor, o destaque vai para as promoções em escapadinhas e experiências repletas de romantismo.

Além do Dia dos Namorados e de tudo o que rodeia este dia, fevereiro é também mês de promoções em perfumes e viagens para férias, já que, por norma, as agências de viagens aproveitam esta altura para baixarem os seus preços, especialmente no que toca aos cruzeiros.

• Março: Estética e produtos de supermercado

Com o advento da primavera, é altura de descongelar o preço de produtos e serviços nas áreas da Estética, Perfumaria e, com a Páscoa, também de produtos de supermercado.

De referir que, neste mês de março, está prevista a entrada de um novo operador de telecomunicações em Portugal que promete trazer consigo descontos: a Digi Portugal.

• Abril: Alimentação

A última semana de março e a primeira de abril serão alturas de o Retalho de Alimentação baixar os preços e chamar a atenção dos consumidores.

• Maio: Tecnologia

A 17 deste mês, celebra-se o Dia Mundial das Telecomunicações, que traz consigo generosas promoções em produtos de tecnologia, como é o caso de smartphones ou tablets.

A isto, junta-se ainda descontos nos preços dos pacotes de telecomunicações, o que poderá ser uma oportunidade para os consumidores mudarem de operadora.

• Junho: Ginásios e Livrarias

Um corpo de praia com um livro na mão. É assim que podemos definir as promoções marcadas para o mês em que nasce o verão, já que os ginásios e as livrarias vão estar a promover descontos nos seus serviços e produtos.

• Julho: Pacotes de Férias

Como sol a queimar e o corpo e mente a pedir férias, esta é altura, por excelência, de promoções em pacotes de férias.

• Agosto: Saldos! (novamente)

Oito meses da primeira época de saldos do ano, chega agosto com mais saldos e descontos generosos em todo o tipo de bens e serviços.

• Setembro: Material Escolar

Com o regresso às aulas, supermercados e livrarias online e offline, aproveitam para promover descontos em material escolar.

• Outubro: Automóveis

Muda a estação e muda, também, o carro. Em outubro é altura de aproveitar os descontos em carros de modelos mais antigos.

• Novembro: Black Friday e Cyber Monday

Apesar de só se ter tornado mainstream há um punhado de anos, hoje, consumidores e retalhistas já não passam sem os descontos em tecnologia e eletrodomésticos trazidos pela Black Friday e pela Cyber Monday.

• Dezembro: Brinquedos (e época de saldos)

Ninguém quer deixar os mais pequenos sem divertimento, por isso, dezembro é altura de promoções em matéria de brinquedos.

De sublinhar que a 26 deste mês, inicia-se a época de saldos.

Dicas para retalhistas e consumidores se preparem para os saldos e promoções

Para se preparem para a grande afluência de público e compras, os retalhistas devem confiar a  tão sensível matéria de pagamentos a métodos que estejam em linha com os hábitos de consumo atuais.

Neste item, os pagamentos contactless têm adquirido um peso crescente na liquidez dos retalhistas nacionais, representando já, de acordo com a solução de conhecimento REDUNIQ Insights, mais de 62% da faturação.

Assim, para não só dar ao cliente aquilo que ele espera em matéria de pagamentos, como também gerir da melhor forma as entradas e saídas de dinheiro e diminuir as filas, é importante que os negócios dotem as suas lojas de terminais de pagamento automático (TPA) com tecnologia contactless, como é o caso dos terminais REDUNIQ Easy, Smart e Soft.

Enquanto, no caso do TPA Contactless Android REDUNIQ Smart, o retalhista passa a não só poder aceitar pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay, como também a usufruir de um conjunto de apps de gestão incorporadas no terminal que auxiliam os negócios e permitem-lhes ser totalmente móveis e digitais, no caso do REDUNIQ Soft, esta solução de pagamento NFC Android permite que o negócio aceite pagamentos de forma rápida e fácil através de uma App no smartphone do agente económico.

Neste último caso, de forma simples e rápida, depois da contratualização deste serviço com a REDUNIQ e instalar a App REDUNIQ Soft no seu smartphone ou tablet, transformando-o numa verdadeira  “solução TPA”, o negócio fica imediatamente pronto para começar a receber pagamentos por NFC, pagamentos por QR Code ou pagamentos por Contactless.

Além destas duas soluções, a REDUNIQ oferece aos retalhistas cuja faturação é mais reduzida ou o seu negócio se processa de forma sazonal, o REDUNIQ Easy, um terminal sem custo de adesão, período de fidelização ou receita mínima, que vai permitir aceitar um pagamento por TPA “tradicional” com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) através de PIN, bem como contactless, MB WAY, Apple Pay e Google Pay.

Já do lado dos consumidores, o conselho vai para que utilizem cartões de crédito com a funcionalidade cashback que, na prática, lhe vai permitir reaver uma parte daquilo que gastou de forma mensal.

Por norma, as percentagens de cashback praticadas no mercado português variam entre os 1% e os 3%, uma percentagem que é sempre pré-estabelecida pelo banco emissor.

Em suma, quanto mais o consumidor gastar em compras com o seu cartão de crédito com cashback, maior será o valor que lhe será devolvido.