Sociedade

Calema e Xutos e Pontapés vão actuar na Feira de São Bernardo

1 ago 2023 09:01

Festa da Maçã é a novidade deste ano do certame

calema-e-xutos-e-pontapes-vao-actuar-na-feira-de-sao-bernardo
A Feira de São Bernardo decorre este ano entre os dias 18 e 22 de Agosto
Daniela Franco Sousa/Arquivo

Calema (dia 18),  Wet Bed Gang (dia 19), Os Quatro e Meia (dia 20), Xutos e Pontapés (dia 21) e Ivandro (dia 22) são os cabeça de cartaz da Feira de São Bernardo deste ano, que tem como novidade a introdução da Festa da Maçã.

De 18 a 22 de Agosto, Alcobaça será palco da maior festa do concelho, um momento de "união e de celebração da cultura alcobacense", refere uma nota de imprensa da Câmara de Alcobaça.

"Na Cova da Onça poderá divertir-se com toda a família: nos tradicionais divertimentos e carrosséis, nas tasquinhas, degustar a nossa gastronomia, com sabor a Maçã, visitar a mostra de actividades comerciais, o artesanato e a venda ambulante e o Alcobaça Equestre, evento de enorme tradição", lê-se na nota de imprensa.

Neste espaço estará instalado o palco 2, onde actuarão as associações culturais e os DJ, que estarão a 'dar' música até altas horas.

A Festa da Maçã, que estará instalada na antiga quinta dos Magalhães com ligação directa ao recinto da Cova da Onça, estreia-se na Feira de São Bernardo. Trata-se de um evento que irá celebrar a tradição e a identidade dos produtores agrícolas que dedicaram toda a sua vida a um dos maiores símbolos do território e da identidade de Alcobaça: a Maçã.

A tradicional prova de ciclismo do Circuito de São Bernardo será substituída este ano pelo 1.º Troféu “Cidade de Alcobaça”, por coincidir com a Volta à Portugal.

No dia 20 de Agosto, feriado municipal, a autarquia convidou as paróquias e as juntas de freguesia para uma procissão dos respectivos santos padroeiros, entre o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e os Paços do Concelho, seguindo em desfile até ao recinto da feira.

"Acreditamos que somos um concelho coeso na união entre todas as comunidades civis, religiosas, desportivas e culturais. Afirmamos Alcobaça enquanto território de felicidade e de economia", refere o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, citado numa nota de imprensa.