Viver

Caldas Story District ou os animais de Bordallo Pinheiro a contarem a história da cidade

5 mar 2021 17:04

Oito animais inspirados nas figuras de Bordallo Pinheiro cruzam informações dos monumentos e personalidades mais emblemáticos da cidade, em formato áudio bilingue.

caldas-story-district-ou-os-animais-de-bordallo-pinheiro-a-contarem-a-historia-da-cidade

O Caldas Story District é o mais recente roteiro de arte urbana que conta as estórias da história das Caldas da Rainha.

A iniciativa da autarquia conta com oito figuras de animais, de estilo naturalista, inspiradas nas peças de Rafael Bordallo Pinheiro, distribuídas pela cidade e com informações em formato áudio bilingue.

Cada figura tem 4 gravações em português e 3 em inglês, com a duração total de uma hora, que os visitantes podem ouvir através de um botão disponível.

O guião inclui histórias pela voz de caldenses e, também, datas e factos que se cruzam com personalidades emblemáticas.

Com este sistema, é possível seleccionar apenas os temas que lhe despertam interesse, não ouvindo os áudios na totalidade.

A Andorinha faz referência ao Hospital Termal, ao Parque D.Carlos I e à doçaria regional. A Vespa, a Rafael Bordallo Pinheiro e o Rato à Rainha D.Leonor. A Cobra, a Lagosta, o Caranguejo, o Caracol e Rã juntam-se ao leque de animais e abordam outros monumentos e personalidades.

A Câmara Municipal contou com a colaboração da Associação de Património Histórico, que reuniu informações de mais de 500 anos da história das Caldas da Rainha.

Esta rota encontra-se na zona que deu origem à cidade, junto ao Hospital Termal, o mais antigo do mundo.

Mas como a história é dinâmica, também assim será este Caldas Story District, podendo o seu conteúdo ser alterado sempre que se justifique enaltecer algum facto ou personalidade dando novas estórias à história.

Caldas da Rainha é já uma referência no que diz respeito à arte urbana. Esta iniciativa junta-se a outros roteiros já existentes, como os murais nos edifícios da cidade, integrados no Festival Artístico de Linguagem Urbana (FALU), e a Rota Bordaliana, com as suas figuras agigantadas de Bordallo Pinheiro.