Viver

Caldas da Rainha recebe Mostra Mercado da Cerâmica

13 jun 2022 16:46

Evento inicia-se esta sexta-feira e dura até domingo

caldas-da-rainha-recebe-mostra-mercado-da-ceramica
Evento celebra cerâmica caldense e inclui animação
Ricardo Graça/Arquivo

O Parque D. Carlos I, em Caldas da Rainha, recebe este fim-de-semana (de 17 a 19) a primeira edição da Mostra Mercado da Cerâmica, “espaço de celebração da cerâmica caldense e dos que escolheram a cidade para aqui trabalhar”.

O evento contará com a participação de mais de três dezenas de ceramistas, numa iniciativa que se dedica à exposição e venda de cerâmica das Caldas da Rainha, Cidade Criativa da UNESCO do Artesanato e Artes Populares desde 2019, informa uma nota da Câmara Municipal.

A Mostra Mercado da Cerâmica conta ainda com animação e street food variada.

Ainda na sexta-feira, às 21:30 horas, sobem a palco as Crua, colectivo composto por seis vozes femininas que percorrem os caminhos da música tradicional portuguesa.

Dia 18 de Junho, a Mostra Mercado da Cerâmica começa logo de manhã com os Gaiteiros da Fanadia, num percurso itinerante pelo Parque.

Às 18:30 horas, tem lugar o concerto dos Seiva, onde marcará presença o cavaquinho, a viola braguesa e as gaitas de fole.

Pelas 21:30 horas, iniciam-se as Marchas Populares num percurso itinerante pela cidade, desde a Praça 25 de Abril até à Mostra Mercado da Cerâmica.

No domingo, 19 de Junho, o evento abre as portas às 10 horas com Talvez, teatro de rua itinerante com uma bicicleta, uma árvore, música e poesia visual, numa performance clownesca, pela companhia Nuvem Voadora.

Pelas 18 horas, é a vez do Guitolão Trio, assente num instrumento único no mundo, o Guitolão, idealizado por Carlos Paredes e que junta guitarra e violão num só. António Eustáquio, no Guitolão, é acompanhado por um violinista e um acordeonista, num diálogo musical a três.

A Exposição Colectiva de Cerâmica, com obras dos ceramistas participantes na Mostra Mercado, é inaugurada no dia 17 de Junho, pelas 15 horas, no Museu da Cerâmica, ficando patente até 28 de Agosto.

“Após a Mostra Mercado, a cerâmica continuará passível de descoberta pelo público nos museus, lojas, ateliers, fábricas e espaço público, em conjugação com a cidade e os seus percursos turísticos, através do Mapa À Descoberta da Cerâmica, com actividades que decorrem até ao final de Julho”.