Sociedade

Caldas da Rainha investe 750 mil euros em modernização digital

21 mai 2023 09:00

Para dar ao cidadão o acesso a serviços, a reuniões de câmara e a assembleias municipais

caldas-da-rainha-investe-750-mil-euros-em-modernizacao-digital
Caldas da Rainha, praça da fruta
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A Câmara das Caldas da Rainha adjudicou a construção do Balcão do Munícipe, o primeiro passo físico do processo de modernização administrativa de vários serviços, no qual a autarquia prevê investir 750 mil euros.

O Balcão do Munícipe “pretende aproximar o município do cidadão”, afirmou o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vítor Marques (independente), após a assinatura do auto de consignação da empreitada que vai transformar uma antiga galeria num espaço “único onde podem ser tratados assuntos de vários serviços da autarquia e dos serviços municipalizados”.

O balcão, localizado no piso térreo do edifício da câmara, contará com sete postos de atendimento relativos a serviços camarários, três relativos aos serviços municipalizados, tesouraria e uma sala de espera com 47 lugares sentados.

Para o mesmo espaço será ainda transferido o Gabinete de Apoio ao Munícipe e dois postos de atendimento do Espaço Cidadão, a funcionar, actualmente, junto ao átrio desta câmara do distrito de Leiria.

A obra adjudicada por 374.983,68 euros deverá estar concluída num prazo de 120 dias e “criará condições de um atendimento mais adequado”, já que, explicou Vítor Marques, será acompanhada de “um processo de desmaterialização e digitalização que permitirá tratar de vários processos ‘online’, bem como seguir todos os passos do mesmo processo”.

Para isso, a câmara está também a investir “cerca de 200 mil euros em 'software' e na criação de um novo 'website' e plataforma 'online'”, bem como na formação dos funcionários.

No total, a autarquia prevê “gastar cerca de 750 mil euros com todo o processo de modernização administrativa”, disse o presidente.

O processo que visa “tornar o município mais apelativo para a atração e fixação de pessoas e empresas” passa ainda pela atualização do organograma da câmara, pela atualização de procedimentos e pela desmaterialização de documentos, já que, exemplificou Vítor Marques, “ao nível da submissão de projectos de obra eles ainda são entregues em papel”, procedimento que a autarquia pretende transformar em digital.

A autarquia está também a testar sistemas de transmissão 'online' das reuniões de câmara públicas e está a ser revisto o regulamento da Assembleia Municipal para permitir que as sessões sejam também transmitidas através das redes sociais do município e outras plataformas.

Deste processo de modernização administrativa faz ainda parte a reorganização de espaços do município, entre os quais os serviços de acção social, que foram já transferidos dos paços do concelho para um edifício junto ao mercado do peixe.