Sociedade

Caldas da Rainha abre Centro Local de Apoio ao migrante

4 out 2021 15:12

Ficará instalado no serviço de acção social da autarquia

caldas-da-rainha-abre-centro-local-de-apoio-ao-migrante
Segundo o Serviços de Estrangeiros e Fronteiras e a Acção Social local, Caldas conta com uma grande concentração de migrantes
Ricardo Graça/Arquivo

Caldas da Rainha vai integrar a Rede Nacional de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), uma iniciativa lançada pelo Alto Comissariado para as Migrações.

Em breve os migrantes terão acesso, num Centro de Apoio Local e de forma gratuita, a diferentes instituições e gabinetes que trabalham em colaboração e permitem resolver questões relacionadas com o processo de integração em Portugal.

Tais serviços de apoio, informação, encaminhamento, aconselhamento desenvolvem actividades de mediação, nas questões colocados pelos migrantes. 

Em breve, o município irá facilitar o acesso a informação privilegiada com ligação aos Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes, e a materiais e publicações deste Entidade, o acesso à Plataforma Local para a integração de Migrantes, permitindo o tratamento de dados úteis na gestão de fluxos migratórios a nível local, regional e nacional, a formação inicial e contínua, especializadas, de um ou de vários técnicos do município para a dinamização do CLAIM, entre outras valências.

Segundo uma nota emitida pela autarquia, no concelho de Caldas da Rainha, existe uma grande concentração de migrantes, de acordo com os dados dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras e com serviço de Acção Social local.

O Centro de Apoio Local vai ficar instalado no serviço de acção social da autarquia e os técnicos estão a receber formação especializada para que o gabinete de apoio entre em funcionamento a curto prazo.