Economia

Caixa de Crédito Agrícola celebra 100 anos em Pombal

9 jan 2017 00:00

Banco tem 23 balcões em quatro concelhos e emprega 109 pessoas

caixa-de-credito-agricola-celebra-100-anos-em-pombal-5686
Raquel de Sousa Silva

É com “festejos simples” e “despretensiosos”, mas “dignos”, que a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Pombal irá celebrar 100 anos, a 3 de Junho deste ano. Nesse dia, haverá uma cerimónia pública com a presença de diversas entidades, que incluirá o descerramento de placas alusivas no edifício sede, na cidade de Pombal. Ao mesmo será atribuído o nome de Orlando Cordeiro, antigo dirigente da instituição, já falecido.

Terça-feira passada, em conferência de imprensa, Diamantino Leal, presidente do Conselho de Administração da Caixa, lembrou que a celebração dos 100 anos do crédito agrícola implicará “o envolvimento de toda a estrutura e da própria comunidade”. Contudo, “as dificuldades presentes aconselham festejos comedidos, mas dignos da dimensão e importância económica e social da Caixa”.

Importância que pode ser medida, por exemplo, pelo número de funcionários (109) ou pelo número de agências: 23, em quatro concelhos: Pombal, Condeixa, Soure e Penela (nestes três opera desde 2005). No final de 2015, o lucro do exercício foi de 1,4 milhões de euros (tinha sido de 2,3 no ano anterior).

As contas de 2016 ainda não estão fechadas, mas os resultados “serão positivos, interessantes até, tendo em conta a conjuntura que estamos a viver”, considera Diamantino Leal. Para isso contribui a “gestão historicamente mais prudente e conservadora” da Caixa, quando comparada com a de outros bancos.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.