Viver

Cabrita apresenta "Afronaut's Lament", com o selo da Omnichord Records, de Leiria

25 jul 2020 10:27

Saxofonista desvenda mais um pouco do novo disco que estreará em Outubro

Para ver o vídeo, clique na imagem em cima

Com a colaboração de Hélio Morais, João Gomes e de David Pessoa, o saxofonista João Cabrita estreou ontem o segundo single, em formato de vídeo, que integra uma curta-metragem realizada por Miguel Leão.

O filme está dividido em quatro partes, que antecedem o lançamento do disco de estreia a solo, a ser editado em Outubro de 2020, pela Omnichord Records, editora de Leiria.

Sobre este tema, Cabrita refere que "o Afronaut's Lament começou por ser um tema com uma base rítmica de Semba, no sentido de espelhar melhor as minhas raízes angolanas e a minha infância em São Tomé e Príncipe".

Depois, cruzou-se com um colega de banda [Cais Sodré Funk Connection] e a música foi levada para um novo território. "Entretanto, um dia, o David Pessoa passou pelo meu estúdio para tratar de assuntos dos Cais Sodré Funk Connection e eu perguntei-lhe se queria gravar uma guitarra para esta música. Uma sessão de estúdio depois já estávamos num território mais funky, mais afro americano.

Por fim, surgem as participações de Hélio Morais e João Gomes, como explica Cabrita: "De seguida convidei o Hélio Morais para gravar a bateria. Não sei muito bem porquê, mas aquela direcção mais americana dada pela guitarra do David parecia pedir uma abordagem rítmica mais assertiva. Fui ter com ele à HAUS e gravei-o no seu estúdio. E aí posso dizer que fui apanhado de surpresa pela abordagem do Hélio. De repente estávamos noutra zona que nem consigo catalogar muito bem, o que é bom. Finalmente, enviei o que tinha ao João Gomes e ele, no seu estúdio, acrescentou a dimensão mais psicadélica que se ouve no tema final".

Tal como "Dancing with bullets", primeiro single desta série de quatro, também "Afronaut's Lament" é acompanhado de um vídeo realizado por Miguel Leão.

Nesta estreia a solo, Cabrita, junta quatro saxofones, bateria, teclas e guitarra, explorando fronteiras entre géneros musicais e rodeia-se de vários músicos de referência com os quais foi partilhando palcos, estúdios e experiências ao longo dos seus 30 anos de carreira.

A 3 de Agosto de 2020, Cabrita apresenta-se ao vivo no Teatro Maria Matos em Lisboa, onde, além de tocar muitos dos temas que marcaram os seus 30 anos de carreira, vai estrear, ao vivo, alguns dos temas que integram o seu disco de estreia.