Sociedade

Cabazes e presentes aquecem Natal da população mais carenciada

24 dez 2022 09:27

Ofertas mobilizam instituições, autarquias e sociedade civil

cabazes-e-presentes-aquecem-natal-da-populacao-mais-carenciada
A solidariedade vai no saco do Pai Natal
DR
Elisabete Cruz com Daniela Franco Sousa

Ajuda alimentar, vestuário e presentes de Natal estão a ser doados por várias instituições de solidariedade da região, que, em articulação com empresas, autarquias e comunidade civil, pretendem melhorar a quadra festiva da população mais carenciada e vulnerável.

A Associação Dimitri Francisco, com sede em Pombal, volta a distribuir presentes no dia de Natal, às crianças de três hospitais do centro do País. Um grupo de voluntários irá, no dia 25, aos serviços de Pediatria do Hospital de Santo André, em Leiria, do hospital Distrital da Figueira da Foz e ao Pediátrico de Coimbra.

A associação desafiou as crianças a escreverem uma carta ao Pai Natal e a colocarem na numa ‘caixa de correio’. Os pedidos “vão ser atendidos dentro do possível”, afirma o presidente, Gilberto Francisco.

Cerca de cinco mil euros foram investidos na compra de presentes, valor suportado pelos elementos da associação, assim como por vários mecenas que apoiam a causa, explica o mentor do projecto.

O presidente da associação, emigrante em França, vai também distribuir presentes em sete hospitais e oito orfanatos de Paris e região parisiense, onde está radicado.

“O objectivo é fazer as crianças e os pais sorrirem.” Foram também enviados bens de primeira necessidade para as crianças na Ucrânia e a associação ainda participou na assistência a crianças ucranianas refugiadas da guerra, em Portugal. Esta iniciativa do Natal começou há cerca de 30 anos nos hospitais franceses, mas, em 2016, Gilberto Francisco foi desafiado a desenvolver o projecto na sua cidade natal, criando formalmente a Associação Dimitri Francisco, em 2019, quando distribuiu presentes em sete hospitais de Norte a Sul do País.

O nome da associação é uma homenagem ao filho de Gilberto Francisco, que faleceu ainda com meses de vida.

Também em Pombal, a Conferência de S. Vicente de Paulo entregou no passado sábado 200 cabazes à população mais carenciada, uma iniciativa que contou com o apoio de empresas, de particulares, do Banco Alimentar Contra a Fome e do Município de Pombal, informa Conceição Anastácio, membro da Conferência Vicentina.

“Tivemos mais dificuldade em angariar bens e temos recebido um número crescente de pedidos de ajuda”, constata.

Também a Cáritas Diocesana de Leiria tem em curso a entrega de cabazes, iniciativa que irá prolongar-se até ao Ano Novo, estima o presidente, José Marques de Sousa. “Estamos a distribui-los por pessoas que já conhecemos, e por outras que nos estão a pedir ajuda. Há também empresas que estão a ceder os cabazes e que nos pedem apoio na distribuição. Estamos ainda a trabalhar em articulação com juntas de freguesia na distribuição destes bens, principalmente em Leiria e Marrazes”, expõe José Marques de Sousa. Serão largas dezenas de cabazes, estima o presidente. Incluem alimentos, alguma roupa, presentes para as crianças e alguns perfumes, conta José Marques de Sousa.

Desde segunda-feira até hoje, dia 22, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) está a distribuir presentes de Natal, em unidades hospitalares da Região Centro, destinados a doentes oncológicos internados ou a realizar tratamento.

Está também a oferecer cabazes de Natal a famílias de doentes oncológicos em acompanhamento social. Assim, além das cerca de 1.100 mantinhas que serão distribuídas por unidades hospitalares, o NRC.LPCC entregará também broinhas e bolo-rei ao Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e ainda 100 cabazes de Natal que fará chegar às famílias da Região Centro.

Entre as unidades hospitalares contempladas com a entrega de presentes está o Centro Hospitalar de Leiria, informa o NRC.LPCC, em nota de imprensa. Esta acção, organizada no âmbito do papel da Liga Portuguesa Contra o Cancro para a humanização em oncologia, é desenvolvida pelo NRC.LPCC desde 2011.

Os números

5

mil euros foi o valor investido na compra dos presentes que a Associação Dimitri Francisco irá distribuir no dia de Natal nos serviços de Pediatria do hospital de Santo André, em Leiria, do Hospital Distrital da Figueira da Foz e do Pediátrico de Coimbra

200

cabazes foram distribuídos, no passado sábado, pela Conferência de S. Vicente de Paulo de Pombal, à população mais carenciada do concelho