Sociedade

Buscas por praticante de parapente desaparecida em São Martinho do Porto

11 mar 2024 16:10

Desportista fazia parapente na praia da Gralha

buscas-por-praticante-de-parapente-desaparecido-em-sao-martinho-do-porto
Autoridade Marítima está envolvida nas operações de busca
Jornal de Leiria/Arquivo

As autoridades marítimas desencadearam uma operação de buscas na tentativa de encontrar uma praticante de parapente, de 32 anos, de nacionalidade francesa, que desapareceu ao início desta tarde, enquanto sobrevoava a zona da Gralha, em São Martinho do Porto, praia do concelho de Alcobaça. 

Segundo comunicado da Autoridade Marítima Nacional, o alerta foi recebido pelas 14:32 horas, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).

A mesma fonte refere que a praticante de parapente teria caído à água junto à praia da Gralha e que foram de imediato iniciadas buscas no local.

"Nas operações de busca, coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Nazaré, encontram-se empenhados tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré e elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, assim como elementos dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto", prossegue o comunicado.

Está também empenhada uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

"Segundo o que foi possível apurar, a mulher de 32 anos encontrava-se a praticar a actividade de parapente, acompanhada por outros praticantes, junto à Praia da Gralha, quando alegadamente terá largado o equipamento, tendo acabado por desaparecer."

Com o cair da noite, as operações de busca foram suspensas pelas 19 horas, sendo retomadas amanhã, terça-feira, pelas 07:00 horas.

 

[Notícia actualizada às 19h55 horas]