Sociedade

Buscas em Ourém: Câmara assegura que serviços prestaram "toda a colaboração"

5 nov 2025 21:05

Município confirma diligências efectuadas esta quarta-feira, relacionadas com processo de licenciamento

buscas-em-ourem-camara-assegura-que-servicos-prestaram-toda-a-colaboracao

A Câmara de Ourém confirma as buscas efectuadas, esta quarta-feira, no edifício dos Paços do Concelho e que as mesmas estão relacionadas com o processo de licenciamento de obra particular.

Em comunicado, a autarquia adianta que no âmbito das diligências, efectuadas pela Polícia Judiciária, "foi recolhida documentação e informação" relacionada com o processo em causa. 

"Os serviços municipais prestaram toda a colaboração e disponibilizaram todos os elementos solicitados pelas autoridades competentes", informa a autarquia.

Na mesma nota de imprensa, o município esclarece ainda que se trata de "um processo em fase de investigação", pelo que "não irá nesta data prestar quaisquer comentários adicionais".

A operação policial, à qual foi dado o nome de "Terra Limpa", decorreu no âmbito de uma investigação relacionada com suspeitas da violação das regras urbanísticas, poluição com perigo comum, corrupção, fraude na obtenção de subsídio ou subvenção e branqueamento de capitais.

Além da câmara, foram também efectuadas busca em três sociedades industriais do concelho, tendo sido executados um total de 25 mandados.

Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, em causa estão obras ilegais efectuadas por empresas do Grupo Verdasca, em Fátima, em área classificada como Reserva Ecológica Nacional. Iniciadas há quatro anos, as obras foram várias vezes pela Câmara de Ourém, que também levantou autos de notícia.