Sociedade

BTT solidário em Leiria ajuda doentes com esclerose múltipla

15 jul 2023 14:30

A realizar no próximo dia 23, o passeio de BTT irá angariar verbas destinadas a financiar actividades para pessoas com esclerose múltipla.

btt-solidario-em-leiria-ajuda-doentes-com-esclerose-multipla
Passeio terá cerca de 30 quilómetros
DR

A delegação de Leiria da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla promove, no próximo dia 23, um passeio de BTT Solidário.

A iniciativa pretende divulgar esta doença degenerativa, que afecta o sistema nervoso central, e angariar fundos que revertam a favor do financiamento de actividades para os doentes.

As inscrições para o passeio podem ser feitas até dia 20, através deste link: https://forms.gle/36EszM4QjeSEvHFQ9  

Com cerca de 30 quilómetros de extensão, o percurso está classificado como de dificuldade média/baixa. O ponto de partida e de chegada será no parque de merendas da Barosa e o custo da inscrição é de 10 euros (sem almoço) e e 15 euros (com almoço).

Uma doença silenciosa

Os sintomas da esclerose múltipla “são variáveis, imprevisíveis e dependem das áreas do sistema nervoso central que são afectadas”, pode ler-se no site da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM).

Entre a multiplicidade de sintomas, os mais comuns são fadiga, alterações na marcha, dormência, espasticidade (sensação de rigidez e espasmos musculares), fraqueza, problemas de visão, tonturas, problemas de bexiga, disfunção sexual, problemas intestinais, dor, dificuldades cognitivas, alterações emocionais, depressão, alterações na fala, alterações na deglutinação, tremor, convulsões, problemas respiratórios, perda de audição e disfunção da bexiga.

A esclerose múltipla é uma doença crónica, auto-imune, inflamatória e degenerativa, que afecta o sistema nervoso central. Manifesta-se em idades jovens, entre os 20 e os 40 anos, e estima-se que afecte cerca de oito mil portugueses.