Sociedade

Bombeiros de Fátima pedem ajuda para erguer novo quartel

7 abr 2016 00:00

Um euro faz toda a diferença. Faça parte deste movimento é o lema da campanha de angariação de fundos que os Bombeiros de Fátima estão a promover.

bombeiros-de-fatima-pedem-ajuda-para-erguer-novo-quartel-3643

Quando a sirene toca no quartel de Fátima, é normal ver bombeiros a correr avenida fora, equipando-se enquanto chegam às viaturas de combate a incêndios, estacionadas a cerca de 200 metros das instalações, do outro lado da rua.

Para pôr fim a esta situação, que “traz problemas de operacionalidade”, a corporação vai avançar, este ano, com a construção de um novo quartel, orçado em cerca de 1,5 milhões de euros. Para tal, e porque não há fundos comunitários disponíveis, a associação está a desenvolver uma campanha de angariação de fundos. O desafio é que “cada fatimense, cada peregrino, cada turista que passe por Fátima” contribua com um euro.

“Um euro não fará diferença a quem dá. Para nós, fará toda a diferença”, afirma o presidente da direcção dos Bombeiros de Fátima, Alberto Caveiro, frisando que, nos últimos anos, a obra foi sendo adiada à espera de fundos comunitários. Só que, “o actual quadro [Portugal 2020] apenas contempla verbas para remodelações e nós precisamos de um novo quartel”, acrescenta o comandante da corporação.

Gaspar Reis lembra que o corpo de bombeiros funciona em instalações provisórias, nas garagens de um edifício da Junta, desde 1995, quando ainda era uma secção destacada da corporação de Ourém.

Os donativos podem ser feitos nos vários pontos de recolha espalhados por Fátima ou através de uma conta solidária (0033 0000 4545 5710 7760 5).

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo