Sociedade

Bombeiros de Fátima aumentam frota de ambulâncias

14 ago 2020 15:21

A frota dos Bombeiros Voluntários de Fátima conta agora com seis novas ambulâncias de socorro e uma ambulância de transporte de doentes.

bombeiros-de-fatima-aumentam-frota-de-ambulancias
As novas ambulâncias foram abençoadas no Santuário de Fátima
DR

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima aumentou a sua frota de ambulâncias, tendo apresentado sete novas viaturas da corporação, que estiveram numa cerimónia de bênção no Santuário de Fátima, presidida pelo Cardeal D. António Marto.

A frota dos Bombeiros Voluntários de Fátima conta agora com seis novas ambulâncias de socorro e uma ambulância de transporte de doentes, aquisições possíveis graças ao contributo da comunidade local e das comunidades portuguesas no estrangeiro, além do apoio disponibilizado por instituições públicas e privadas, refere uma nota de imprensa da Câmara de Ourém.

Além da apresentação das novas ambulâncias, o momento ficou marcado pela apresentação do novo hino dos Bombeiros Voluntários de Fátima.

O Cardeal D. António Marto, que deu início às intervenções oficiais, sublinhou os valores que estão na base da acção de todos os bombeiros, o que os torna “verdadeiros heróis a quem muito devemos”.

O presidente da Direcção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima, Amorim Gonçalves, fez um agradecimento a todas as pessoas e entidades que contribuíram para a aquisição das novas viaturas e salientou a importância do novo quartel da corporação, projecto que gostaria de ver concluído até às Jornadas Mundiais da Juventude, em 2023, mas lamentou a inexistência de apoios governamentais para a prossecução deste objectivo.

Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, enalteceu a qualidade e perseverança dos Bombeiros Voluntários de Fátima.

Luís Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, sublinhou “o imenso orgulho” que sente relativamente às corporações de bombeiros concelhios.

O autarca lembrou ainda a intervenção da Câmara Municipal junto dos Bombeiros Voluntários de Fátima, que nos últimos três anos se traduziu num apoio financeiro na ordem dos 800 mil euros.

O presidente garantiu a disponibilidade da autarquia para continuar a apoiar os bombeiros, dentro das suas possibilidades, nomeadamente na construção do novo quartel há tanto ambicionado.

O programa contou ainda com uma visita ao local da futura infra-estrutura de protecção e socorro ao serviço da população, momento que foi aproveitado para assinalar o 17.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima, efeméride que deveria ter sido celebrada em junho, mas as condicionantes da Covid-19 não o permitiram.