Sociedade

Bom tempo? Só domingo. Depois da Elsa, vem aí o Fabien

20 dez 2019 11:21

Distritos de Leiria, Santarém e Portalegre vão ser os mais afectados pela chuva nesta sexta-feira

bom-tempo-so-domingo-depois-da-elsa-vem-ai-o-fabien
Meteorologia começará a melhor no domingo à tarde
Ricardo Graça

Os efeitos da depressão Elsa ainda se farão sentir ao longo do dia desta sexta-feira e, no sábado, sem dar tempo para respirar, chega uma nova depressão, o Fabien, mas o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) diz que não será tão forte. 

Segundo o IPMA, os distritos de Leiria, Santarém e Portalegre vão ser as mais afetadas pela chuva nesta sexta-feira.

O mau tempo deve continuar até domingo. 

O IPMA prevê que o mau tempo se comece a fazer sentir a partir da manhã de sábado, com períodos de chuva forte nas regiões do Norte e Centro e fortes rajadas de vento. Só a partir de domingo é que há melhorias, o que significa que não deverá chover no Natal.

Contudo, prevê-se que os efeitos do Fabien não apresentem em Portugal continental a mesma intensidade do que os da tempestade Elsa, "em particular em termos de vento e com mais significado em termos de precipitação".

Segundo as previsões, haverá “vento forte de sudoeste”, prevendo-se que as rajadas atinjam valores de 90 quilómetros por hora no litoral norte e centro e 120 quilómetros por hora nas terras altas. “A agitação marítima associada ao Fabien irá também fazer-se sentir na costa ocidental, em especial no litoral norte.”

O IPMA prevê uma melhoria gradual do estado do tempo a partir de domingo

Nas previsões para esta sexta-feira, o IPMA tem sob aviso laranja (o segundo mais grave) 12 distritos de Portugal continental e a costa norte da Madeira devido sobretudo à agitação marítima.

Leiria, Santarém e Portalegre estão sob aviso laranja também devido às previsões de precipitação forte entre as 12 e as 15 horas. Na costa ocidental as ondas poderão agitar os sete metros e na costa sul os cinco metros.