Sociedade

Bolo de 20 quilos viaja de Leiria para Casa do Gaiato de Miranda do Corvo

22 dez 2022 08:00

Maria João Gomes mantém tradição solidária de décadas, encetada pelo pai

bolo-de-20-quilos-viaja-de-leiria-para-casa-do-gaiato-de-miranda-do-corvo
Maria João Gomes
DR
Daniela Franco Sousa

Maria João Gomes, responsável pela pastelaria e cafetaria A mai linda, de Leiria, está a confeccionar um bolo, que terá cerca de 20 quilos, que irá ser doado à Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, dando assim seguimento a uma tradição iniciada há muitas décadas pelo seu pai.

Até falecer aos 83 anos, em 2020, Humberto Gomes enviava sempre um recheado cabaz de Natal aos meninos daquela instituição, onde também ele fora criado. Do cabaz fazia parte um bolo-rei de grandes dimensões, recorda a filha.

Foi a forma de Humberto Gomes retribuir todo o apoio que a Casa do Gaiato lhe prestou, até mesmo quando o ajudou na criação do seu próprio negócio, a mercearia que viria a abrir em Coimbra, cidade onde sempre residiu.

Mas a moda e os gostos mudaram e o tradicional bolo-rei já não é tão apreciado pelos mais jovens, observa Maria João Gomes. Assim, com a ajuda de Arménio Carvalho, Maria João está a preparar este ano um bolo diferente, à base de pão-de-ló, bolo de chocolate, recheado com creme cheese e decorado com motivos de Natal.

A iguaria, que dará para cerca de 100 crianças, acredita Maria João, será entregue na Casa do Gaiato de Miranda do Corvo amanhã.