Viver

Blogues, os diários partilhados dos tempos modernos

25 nov 2017 00:00

Família, desporto, viagens, decoração ou beleza, eis alguns dos temas dos vários blogues que, a partir de Leiria, reúnem seguidores por toda a parte

blogues-os-diarios-partilhados-dos-tempos-modernos-7634
Daniela Franco Sousa

Não são profissionais de comunicação, não são escritores, mas criaram blogues onde partilham as suas experiências, informam, dão dicas sobre produtos diversos, produzindo conteúdos num estilo descontraído e por vezes até humorístico.

O grande boom de bloguers surgiu em Portugal há um punhado de anos e, de forma democrática, fez notar tanto as publicações de reconhecidas individualidades (como foi o caso do professor José Pacheco Pereira, com o blogue Abrupto) como de cidadãos mais ou menos anónimos, que aproveitaram o espaço e a liberdade digital para informar e denunciar problemáticas da vida política local (como é o caso do blogue Farpas, em Pombal, ou do Largo das Calhandrices, na Marinha Grande).

Além de comentarem a actualidade social e política, os blogues passaram a partilhar, um pouco ao sabor da moda, questões mais ligeiras, relacionadas com família e maternidade, viagens, decoração, beleza e lifestyle. Os conteúdos foram contribuindo para o sucesso de uns e para o esquecimento de outros.

E entre aqueles que ficaram há quem se tenha transformado numa espécie de estrela da blogosfera, como é o caso de Ana Garcia Martins, conhecida pelo seu blogue A Pipoca Mais Doce, que na semana passada arrecadou, pela segunda vez, o título de Blogue do Ano.

A região de Leiria também tem sido terreno fértil para este género de produção. São mais de 30 os blogues assinados por autores do distrito e, muitos deles, já contam com legiões de seguidores pelos mais diversos pontos do globo.

Recentemente, realizou-se em Leiria um encontro de bloguers, no Atlas Hostel, e o JORNAL DE LEIRIA quis conhecer as motivações dos autores desta espécie de diários partilhados, dos tempos modernos.

Filhos, trabalho e bolo. Qual bolo?

O Atlas Hostel acolheu recentemente um encontro de bloguers. O desafio foi lançado por Ana Osório, autora do blogue My Little Man, e a resposta saiu melhor do que a encomenda, com a presença de 15 autores da região.

Mas serão muitos mais por todo o distrito. Seguramente mais de 30 bloguers, contabiliza Ana Osório. E o que move todos estes escritores das horas vagas? As razões mais variadas, explica a autora de My Little Man, que diz existir uma grande diversidade de conteúdos, bem como uma grande heterogeneidade de autores.

Há pessoas novas e gente madura a publicar, há homens e há mulheres, vindos dos mais diferentes quadrantes profissionais, com interesses distintos, como: vinhos, gins e afins, família, maternidade, comédia, educação, alimentação ou viagens.

No caso de Ana Osório, os assuntos à volta da maternidade são o maior foco do blogue. Licenciada em Gestão de Comércio e Serviços e pós-graduada em Marketing e Comunicação, Ana deu início ao My Little Manem 2012, um ano depois do nascimento do primei

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ