Economia

Bitcliq ganha prémio da Fundação Luso-Americana

29 dez 2017 00:00

Empresa de software de Caldas da Rainha desenvolveu produto para área das pescas

bitcliq-ganha-premio-da-fundacao-luso-americana-7887
Raquel de Sousa Silva

A Bitcliq, de Caldas da Rainha, é a vencedora da edição deste ano do prémio FLAD.EY BUZZ USA, uma iniciativa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e da EY, que pretende promover e apoiar o esforço de internacionalização de micro, pequenas e médias empresas portuguesas para os Estados Unidos da América.

O presidente da FLAD, Vasco Rato, sublinhou na cerimónia de entrega dos prémios que a Bitcliq corresponde “plenamente ao objectivo do prémio de promover a internacionalização de empresas preferencialmente da área tecnológica, em grande evolução em Portugal”, e destacou “a comprovada experiência e a estratégia de exportação para o mercado norte-americano” da empresa das Caldas da Rainha.

O prémio destina-se a empresas em crescimento, que operem na área tecnológica, em qualquer sector de actividade. Devem apresentar comprovada experiência ou estratégia de exportação para o mercado norte-americano. Um dos principais requisitos para concorrer é que tenham sido constituídas há menos de cinco anos.

É o caso da Bitcliq, que vai receber um programa de imersão na Bay Area de São Francisco, na Califórnia, para duas pessoas e durante um mês. O objectivo é proporcionar um alto nível de compreensão das melhores práticas de Sillicon Valey, em termos de produto e desenvolvimento tecnológico, lê-se no site da FLAD.

“É um prémio muito relevante”, considera Pedro Manuel, CEO da empresa de Caldas da Rainha, que tem nos Estados Unidos um dos seus vários mercados, embora não o principal. O produto estrela desta empresa de desenvolvimento de software é o Big Eye Smart Fishing, uma plataforma de gestão operacional, em tempo real, para frotas de pesca comercial, que usa tecnologias como a internet das coisas, a cloud, a big data ou a inteligência artificial.

Garante a rastreabilidade do peixe desde “o ponto de captura ao consumidor final”, explica o empresário. Com este plataforma, o gestor de operações tem à disposição toda a informação r

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ