Economia

Bitcliq distinguida como uma das startups com maior potencial

24 mai 2019 00:00

Empresa de Caldas da Rainha venceu categoria AgroTech do Concurso Empreendedor XXI

bitcliq-distinguida-como-uma-das-startups-com-maior-potencial-10313
Raquel de Sousa Silva

A Bitcliq, empresa de Caldas da Rainha, venceu esta semana em Madrid uma das categorias do Concurso Empreendedor XXI com o projecto Lota Digital. Este “importante prémio ibérico” foi obtido através da subsidiária Seacliq, dedicada à implementação do emarketplace de pescado fresco sustentável.

O prémio destaca as startups líderes com maior potencial em vários sectores e a Bitcliq venceu no segmento AgroTech (agricultura e pescas), revela um comunicado da empresa.

Para Pedro Manuel, CEO da Bitcliq, este prémio significa “um importante reconhecimento” sobre o impacto que a implementação da visão da empresa terá no futuro de sectores tão tradicionais como a agricultura e as pescas e uma “importante validação do modelo de negócio digital” que pretende alargar a Espanha, um mercado importante na sua estratégia de expansão internacional”.

O projecto que deu a vitória à empresa de Caldas da Rainha no sector AgroTech já está em funcionamento em Portugal, numa parceria com a Docapesca, num piloto no porto de Peniche.

A plataforma digital da Bitcliq “liga os barcos de pesca aderentes a todos os potenciais compradores, permitindo a realização da primeira venda de pescado implementando rastreabilidade Blockchain, do mar até ao prato do consumidor”.

Através da Lota Digital, a Bitcliq “consegue eliminar a intermediação excessiva do processo de compra-venda do peixe, permitindo aos pescadores a venda directa, ainda em alto-mar”. Aos consumidores é dada a “possibilidade de compra a preços mais justos e com acesso a mais informação sobre a origem do produto”.

“O modelo é disruptivo e a sua validação chegou em poucas semanas, contando logo com dezenas de transacções totalmente concretizadas dentro da plataforma”, aponta a empresa de Caldas da Rainha.

Os Prémios Empreendedor XXI são dinamizados pelo BPI e pelo CaixaBank, através da DayOne, a divisão especializada para empresas de tecnologia, inovação e investidores.

Foram entregues no decorrer do InnovationSummit, um novo programa criado pelo Grupo CaixaBank, e que reuniu na capital espanhola os principais players do eco-sistema empreendedor, tecnológico e investidor de Portugal e Espanha. Este ano contou com 961 candidaturas entre Portugal e Espanha e premiou a melhor empresa de seis sectores diferentes.

 

Nasceu em 2013
Empresa premiada com participação da Indico Capital Partners


A Bitcliq é uma empresa de software que aposta no “desenvolvimento ágil de soluções e sistemas de informação inteligentes”. Sediada na cidade das Caldas da Rainha, nasceu em 2013 pela mão de Pedro Araújo Manuel.

Em Fevereiro, a sociedade de capital de risco portuguesa Indico Capital Partners, com a participação da LC Ventures, anunciou ter integrado no seu portfólio de investimento a empresa de Caldas da Rainha, onde aplicou 600 mil euros.

Nos últimos três anos, a empresa sediada nas Caldas da Rainha “tem desenvolvido inúmeros projectos de melhoria de eficiência operacional e de armazenagem de dados em cloud com frotas pesqueiras em África, Ásia e Europa, aperfeiçoando a sua oferta e arrecadando diversos prémios internacionais, como o Green Project Awards e o prémio FLAD EY Buzz USA (iniciativa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Ernst & Young).