Sociedade

Bispos reúnem em Fátima com indemnizações às vítimas de abuso no centro da agenda

8 abr 2024 09:45

Da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que começa hoje e decorre até quinta-feira, deverá sair um documento com os critérios para indemnizar as vítimas de abuso no seio da Igreja Católica

bispos-reunem-em-fatima-com-indemnizacoes-as-vitimas-de-abuso-no-centro-da-agenda
A indemnização às vítimas não é consensual no seio da hierarquia da Igreja
Ricardo Graça

Começa, esta segunda-feira, em Fátima, mais uma assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que terá como tema central a indemnização às vítimas de abuso sexual na Igreja.

Os trabalhos, que arrancam hoje às 16 horas, vão prolongar-se até quinta-feira, esperando-se que do encontro saia um documento com os critérios para essas indemnizações, a partir de uma proposta apresentada pelo Grupo VITA.

De acordo com informação avançada a vários órgãos de comunicação social por Rute Agulhas, coordenadora do VITA, até ao final da última semana, 19 vítimas de abuso sexual no contexto da Igreja Católica em Portugal tinham manifestado vontade de serem ressarcidas financeiramente pelos danos sofridos.

A par da questão dos abusos, a agenda desta assembleia plenária prevê também a elaboração de duas notas pastorais, uma a propósito dos 50 anos do 25 Abril e outra sobre 5.º Congresso Eucarístico Nacional, que se realiza em Braga de 31 de Maio a 2 de Junho e que contará com a presença de D. José Tolentino Mendonça, nomeado pelo Papa como seu enviado especial ao encontro.

Nesta assembleia, os bispos católicos irão ainda apreciar o relatório da CEP sobre o processo sinodal 2021-2024 e preparar a visita Ad Limina que farão ao Vaticano entre 20 e 24 de Maaio.

Na agenda desta assembleia plenária, estará ainda o Jubileu do próximo ano e aprovação do relatório de contas de 2023 do Secretariado-Geral da CEP.