Sociedade

Bispo desafia hoteleiros e peregrinos a adoptarem práticas “amigas do ambiente”

9 fev 2024 10:52

Apelo deixado por D. José Ornelas durante o encontro anual de hoteleiros e responsáveis de casas de alojamento realizado em Fátima.

bispo-desafia-hoteleiros-e-peregrinos-a-adoptarem-praticas-amigas-do-ambiente
Apelos de D. José Ornelas perante uma plateia de hoteleiros
Santuário de Fátima

O bispo de Leiria-Fátima desafiou , esta quinta-feira, os hoteleiros e os clientes a adoptarem práticas e comportamentos “ecológicos e amigos do ambiente”. O apelo de D. José Ornelas foi feiro durante o encontro anual de hoteleiros e responsáveis de casas de alojamento, realizado em Fátima.

O prelado defendeu a importância de quem se desloca à Cova da Iria levar não só uma mensagem de paz, mas também de “respeito pela terra”, frisando que os temas “da paz e do futuro são fundamentais”.

“Quem vem aqui que leve essa mensagem de paz, e deste acolhimento que aqui se faz, no domínio hoteleiro”, mas também “do respeito pela questão ambiental”, afirmou o bispo.

Na sua intervenção, D. José Ornelas falou das complicações actuais do mundo, “do ponto de vista político e climático”, e deixou o alerta para o “aumento da temperatura global”, que representa “tremendos desafios para nós”.

Durante o encontro, foram reveladas as estatísticas e as contas do santuário relativas ano de 2023, que, como explicou o reitor, padre Carlos Cabecinhas, marca fim do ciclo relacionado com a JMJ, acontecimento “marcante” na vida da instituição no último triénio.

Os próximos dois anos terão como horizonte do ano jubilar de 2025. Reafirmar "o silêncio orante" de Fátima, propor a Cova da Iria como lugar de encontro e "aclarar consciência do que significa ser peregrino" são, segundo Carlos Cabecinhas, alguns dos objetivos delineados para o próximo biénio.