Sociedade
Bispo de Leiria-Fátima emocionado com a escolha do novo Papa: “A Igreja está em boas mãos”
José Ornelas trabalhou com Leão XIV quando ambos eram superiores gerais das suas congregações religiosas

Conhecedor das qualidades pastorais e intelectuais do novo Pontífice, eleito ontem à tarde pelo Colégio Cardinalício, em Roma, o bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, não escondeu a emoção ao saber da escolha do cardeal norte-americano para sucessor de Francisco.
“O facto de o Papa Leão XIV pertencer à Ordem de Santo Agostinho, padroeiro da nossa diocese de Leiria-Fátima, toca-nos particularmente. Sentimos que há uma ligação espiritual que nos aproxima e que o Santo Padre, com o seu carisma agostiniano, poderá trazer ao mundo uma mensagem de profunda interioridade e busca da verdade”, afirmou o prelado, numa nota enviada às redacções.
José Ornelas, que é também o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, privou várias vezes com Robert Prevost, quando ambos serviam como superiores gerais das suas congregações, e encara, por isso, o novo Pontificado com grande esperança. “Pude testemunhar a sua humanidade, a sua profunda vida espiritual e a sua vasta experiência missionária. Sei que a Igreja está em boas mãos”, adiantou o bispo.
Na mesma nota, o prelado, que já havia convidado o cardeal Prevost para presidir a uma grande peregrinação na Cova da Iria, deixou ainda uma referência à devoção mariana do novo Papa: “Ficámos particularmente tocados ao vê-lo rezar uma Avé Maria no final da sua apresentação na Praça de São Pedro. Esse gesto simples e cheio de significado revela o seu coração mariano e faz-nos pensar em Fátima, na confiança de que Nossa Senhora o acompanhará nesta nova missão”.