Sociedade

Big brother mostra cagarras das Berlengas

22 jul 2016 00:00

Dia-a-dia de casal com cria transmitido em directo através da internet.

big-brother-mostra-cagarras-das-berlengas-4679
Maria Anabela Silva

Saltaram para as luzes da ribalta, em Julho de 2013, com as imagens de Cavaco Silva a fazer anilhagem numa delas durante uma visita à Selvagem Pequena, na Madeira. Agora, a vida de cagarra está exposta ao mundo, através de uma web camera colocada num ninho da ilha da Berlenga, que permite acompanhar, em tempo real, o dia-a-dia de um casal e da sua cria.

No site, podem ver-se, em directo, todas as movimentações no ninho, nomeadamente, a interacção do casal com a cria recém-nascida ou as movimentações dos progenitores, que se revezam no papel de alimentar a jovem cagarra.

Joana Andrade, coordenadora do Departamento de Conservação Marinha da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), explica que a iniciativa pretende “aproximar as pessoas da vida selvagem, em geral, e desta espécie, em particular, melhorando o conhecimento sobre o dia-a-dia desta ave marinha, que vive grande parte do tempo em cavidades ou no mar e, por isso, mais afastada da vista” das pessoas.

Até agora, o momento alto da transmissão aconteceu na terça-feira, dia em que eclodiu o ovo. A câmara ficará activa até Outubro. Será por essa altura, que a cria abandona o ninho e se juntará a outros juvenis no processo de migração. Passará, depois, vários anos - “três ou quatro” - sempre no mar, sem vir a terra. Só à medida que se aproxima a idade de reprodução, “por volta dos nove anos”, é que regressa à colónia onde nasceu, para se preparar para essa etapa da vida. “Vem aprender os rituais com os adultos e fazer a prospecção sobre os melhores locais para nidificar”, conta Joana Andrade.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.