Viver

Biblioteca Municipal de Pombal serve livros em ‘take away’ 

5 fev 2021 16:04

Com a biblioteca fechada, os livros podem ser levantados num cacifo externo, dotado de código numérico.

biblioteca-municipal-de-pombal-serve-livros-em-take-away

Chama-se Cacifo de Leituras e é novo serviço de empréstimo de livros da Biblioteca Municipal de Pombal, que funciona em regime de take away, ou seja, sem necessidade de contacto presencial. 

Em comunicado, a Câmara explica que o serviço é prestado através de um cacifo, disponibilizado no exterior da biblioteca e accionado com um código numérico fornecido ao utilizador quando da requisição dos livros, feita on line.

“Com esta nova metodologia de empréstimo domiciliário take away, iremos permitir que o leitor, no horário que mais lhe convir e sem o risco de aglomeração de pessoas ou contacto presencial, ao invés do serviço de postigo, consiga levantar o seu livro no exterior da Biblioteca”, refere o coordenador da biblioteca, Nelson Pedrosa, adiantando que o código referente ao cacifo é enviado por correio electrónico. 

Citado por uma nota de imprensa da Câmara, o responsável destaca o facto de o serviço poder ser utilizado “a qualquer hora do dia, mesmo de madrugada, aquando das caminhadas higiénicas, passeio do animal doméstico ou numa ida às compras”, rotinas que poderão ser aproveitadas para fazer o levantamento do livro, previamente depositado no cacifo. 

Para usufruir do serviço, os utilizadores devem consulta o catálogo online disponível no site da biblioteca (biblionet.cm-pombal.pt), para escolher os documentos pretendidos (livros, CD ou DVD). 

Depois de efectuar a reserva, que pode ser feita por telefone (236 210 521) ou pelo email (biblioteca@cm-pombal.pt), o leitor receberá o número do cacifo e o código de três algarismos para a sua abertura, levantando o pedido a qualquer hora do dia. 


A devolução processa-se da mesma forma, ou seja, “mediante contacto prévio com a Biblioteca Municipal para obter um cacifo e o respectivo código para o efeito”.


A iniciativa surge num momento em que as bibliotecas se encontram fechadas ao pública. “Conscientes da importância social e formativa que as bibliotecas detêm, houve a necessidade de reinventar rotinas, oferecendo ao público a possibilidade de continuar a contar com as dinâmicas a que sempre estiveram habituados e outras que, reajustadas, se afiguram como inovadoras e diferentes”, diz o coordenador da Biblioteca Municipal de Pombal. 


Nelson Pedro refere ainda que, deste modo, se permite “o livre acesso ao livro a quem já estava ou ficou em condições económicas difíceis, combatendo o isolamento, a exclusão e a desinformação”.