Viver

Biblioteca de Instrução Popular reflecte sobre importância de Guilherme Stephens na comunidade

23 nov 2022 11:06

Conferência realiza-se dia 30 de Novembro, em Vieira de Leiria, integrada no programa de comemorações dos 90 anos da BIP

biblioteca-de-instrucao-popular-reflecte-sobre-importancia-de-guilherme-stephens-na-comunidade
Guilherme Stephens
DR

Uma conferência subordinada ao tema Depois de Guilherme Stephens - Anotações à margem da História, reflexão em torno da importância de Stephens na comunidade, abre, dia 30 de Novembro, o programa de comemorações dos 90 anos da Biblioteca de Instrução Popular (BIP), em Vieira de Leiria.

A conferência está agendada para as 21 horas, irá decorrer no salão da BIP, a cargo de Alfredo João Gouveia Tomé, e procurará também planear o rumo futuro desta intuição, informa a BIP em nota de imprensa.

"A Biblioteca de Instrução Popular, entidade de Utilidade Pública, comemora os seus 90 anos de actividade ininterrupta num momento em que procura adquirir uma nova dinâmica, em tempos de novos desafios e em que o associativismo atravessa dificuldades", salienta a instituição.

"Assente no lema Instruir é Construir!, a associação foi fundada por um punhado de corajosos visionários, que tinham como principal motivação o disseminar da cultura, fomentando a instrução e elevando o conhecimento dos habitantes de Vieira de Leiria. A BIP cumpriu com galhardia o seu objectivo, atravessando momentos conturbados, a par de tempos dourados, em que a actividade cultural atingiu elevados níveis", recorda a instituição.

"Hoje, além da biblioteca, oferece à comunidade aulas de piano, ballet, pilates, danças circulares e karaté, bem como noites de jogos de tabuleiro modernos e um clube de leitura, sendo dezenas os utentes que semanalmente passam pelo espaço da BIP", saienta ainda.

Além da conferência de 30 de Novembro, o programa comemorativo contempla, no dia 1 de Dezembro (data do aniversário), uma sessão solene, a partir das 16 horas, também no salão da BIP, com a entrega de diplomas a 29 associados com 25 e 50 anos de ligação à Biblioteca, bem como a dois Sócios Honorários.

De seguida, terá lugar a apresentação do segundo volume da Colectânea de Contos de José Loureiro Botas, uma edição coordenada pelo sócio Rui António Pedrosa, ex-presidente da BIP, e prefaciada pelo maestro Paulo Lameiro, que tem raízes na Praia da Vieira.

Já no dia 2 de Dezembro, às 20 horas, no Hotel Cristal, na Praia da Vieira, realiza-se o tradicional jantar de aniversário.