Sociedade

Biblioteca de Instrução Popular quer aumentar leque de valências

29 jan 2024 09:55

Catarina Barreto mantém-se como presidente desta associação de Vieira de Leiria no biénio 2024/25

biblioteca-de-instrucao-popular-quer-aumentar-leque-de-valencias
Catarina Barreto (entre Joaquim Gouveia e João Gomes) mantém-se na presidência de Direcção
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

A Assembleia Geral da Biblioteca de Instrução Popular (BIP), em Vieira de Leiria, elegeu, na noite do passado sábado, 27 de Janeiro, os órgãos sociais para o biénio 2024/25, com pequenas variações relativamente aos que estiveram em funções nos últimos quatro anos, com um reforço da Direcção, que passou de cinco para sete elementos. Catarina Barreto mantém-se como presidente da associação, que pretende continuar a alargar o seu leque de valências.

Assim, a composição dos órgãos sociais da BIP até final de 2025 é a seguinte: Assembleia Geral - Rui Alberto da Silva Rodrigues (presidente), Joaquim Vidal Tomé (1.º secretário) e Helena Sofia Gaspar Rodrigues (2.ª secretária). Direcção: Catarina Isabel Pires Barreto (presidente), Raul Miranda Parreira (vice-presidente), Joaquim Brito Pereira Gouveia (tesoureiro), João Luís Matias Gomes (secretário), Guida Filipa Duarte Lourenço Rama, Orlando Inácio Neto e Nuno Rogério Abreu Francisco (vogais). Conselho Fiscal: Júlio Brito Pereira Gouveia (presidente), António Duarte Natário e Maria de Fátima Crespo Dias Pedrosa (vogais).

Quanto ao que se propõem executar nos próximos dois anos, "o destaque vai para a continuação do processo tendente à modernização do sistema de gestão de sócios, emissão e cobrança de quotas e de gestão do espólio bibliográfico, o aumento do leque de valências da Academia BIP, comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, feiras do Livro Usado, exposições, festivais de folclore, passeios de carros clássicos e melhoramentos na sala de leitura, tornando-a mais funcional para quem a procura para estudar ou fazer trabalhos que obriguem a consulta de obras literárias", refere a BIP em nota de imprensa.

Associação sem fins lucrativos, fundada a 1 de Dezembro de 1932, a BIP tem vindo a desempenhar um importante papel na divulgação do livro e da leitura, bem como na promoção de actividades de cariz cultural e recreativo. Inicialmente, esta agremiação centrou os seus objectivos na luta contra o analfabetismo na freguesia de Vieira de Leiria, tendo sido uma das primeiras bibliotecas privadas do País.