Desporto

Bernardo Cunha, da Batalha, bate recorde nacional de decatlo

8 jul 2022 10:38

Atleta do GD Pedreiras fechou em grande a sua participação nos Campeonatos Europeus Sub-18, em Israel

Bernardo Cunha nos Campeonatos Europeus Sub-18
Bernardo Cunha nos Campeonatos Europeus Sub-18
FPA
Bernardo Cunha nos Campeonatos Europeus Sub-18
Bernardo Cunha nos Campeonatos Europeus Sub-18
FPA
Bernardo Cunha nos Campeonatos Europeus Sub-18
Bernardo Cunha nos Campeonatos Europeus Sub-18
FPA
Patrícia Carreira Gonçalves

“Ainda chorei um pouco, nem queira acreditar": Bernardo Cunha, de 17 anos e do Reguengo do Fetal, na Batalha, bateu o recorde nacional de decatlo nos Campeonatos Europeus Sub-18, que decorreram nos últimos dias em Jerusalém, Israel. 

O atleta do Grupo Desportivo das Pedreiras, em Porto de Mós, terminou a sua participação com um total de 7.050 pontos, sendo o primeiro português a ultrapassar a marca dos 7.000 pontos neste escalão. 

Dedicado ao desporto há cerca de uma década, mas abraçado ao declato há pouco mais de um ano, o jovem superou as suas melhores marcas pessoais em oito das 10 provas que constituem o decatlo.

No salto em comprimento alcançou os 6,93 metros, lançou o peso a 13,53 metros e fez os 400 metros em 52.64 segundos.

No segundo dia da competição abriu com um recorde pessoal nos 110 metros barreiras (15,31 segundos), cumpriu no lançamento do disco (43,45 metros), ultrapassou o contratempo no salto com a vara, com esta a partir-se (3,70 metros) e mostrou a sua garra com os recordes pessoais no lançamento do dardo (50,96) e nos 1.500 metros (4m44s75”).

"Os recordes pessoais foram-me motivando e dando energia, depois estava aqui a competir com os melhores e senti-me inspirado. O objectivo era bater o recorde nacional e ficar no top 10 e isso foi alcançado", afirmou o atleta que ficou em 9.º lugar e dedicou as conquistas à mãe, citado pela Federação Portuguesa de Atletismo.

"Este era sem dúvida o objectivo dele e, apesar de estar muito cansado, ficou eufórico, nas nuvens", confidencia a mãe, a caminho do aeroporto para o ir buscar. 

Assumidamente orgulhosa, Anabela Brito descreve o filho como "um atleta muito dedicado e atento que tem conseguido conquistar os objectivos" a que se propõe.

Bernardo, acrescenta a Federação Portuguesa de Atletismo, sente-se agora com capacidade para “continuar a sonhar alto" e com a certeza de que tem "de treinar e trabalhar para continuar a evoluir”.

O último recorde nacional na categoria foi registado em 2016 por Manuel Dias, com 6.767 pontos.