Sociedade

Bebé estava “esfomeado” quando chegou ao hospital de Leiria

25 out 2016 00:00

PJ de Leiria mantém todos os cenários em aberto

bebe-estava-esfomeado-quando-chegou-ao-hospital-de-leiria-5272

O bebé de dois anos que desapareceu na segunda-feira de Ourém, encontra-se bem e chegou ao Hospital de Santo André, em Leiria, "esfomeado", revelou o director do serviço de Pediatria, Bilhota Xavier. 

Por isso, o primeiro ‘medicamento’ que foi dado foi comida, disse Bilhota Xavier, acrescentando que a criança se encontra acompanhada da mãe, que "está preocupada, mas feliz". 

Bilhota Xavier sublinhou que o bebé apareceu "sem ferimentos, nem sinais de maus-tratos ou outras coisas", mas "esfomeada". Foram realizadas análises, sobretudo, para verificar se existe "alguma anemia ou desidratação", esclareceu. 

"Fica aqui um alerta para os cuidadores e pais: as crianças são extremamente irrequietas, inteligentes e muito curiosas e às vezes basta uma fração de segundos para acontecerem estas coisas. É a mesma coisa que acontece todos os dias com as intoxicações de produtos de limpeza e ingestão de comprimidos". 

A Polícia Judiciária de Leiria continua a investigar o desaparecimento, mantendo em aberto a possibilidade da criança se ter afastado sozinha e se ter perdido ou de ter sido colocada no local onde foi encontrada por alguém. No entanto, em conferência de imprensa, o coordenador do Departamento de Investigação Criminal da PJ de Leiria, António Sintra,admitiu hoje que a criança desaparecida em Ourém foi encontrada em condições que indiciam que esteve exposta algumas horas ao ar livre, mas não descarta ainda qualquer hipótese.

"Apareceu em condições naturais para alguém que esteve exposto durante algumas horas a condições atmosféricas adversas", adiantou António Sintra, mantendo em aberto a possibilidade do bebé ter passado as 25 horas sozinho ou de ter sido colocado no local horas antes.

António Sintra explicou que as buscas foram suspensas ontem à noite por "razões técnicas e também para reavaliação do dispositivo em função das informações que já se dispunha nesse momento e outras complementares que foram sendo recolhidas durante a noite".

Esses novos dados permitiram "reavaliar o plano e hoje por em marcha um plano mais adequado". Esse plano visou aumentar o perímetro de buscas, o que veio a resultar na localização da criança, que se encontrava "sozinha, com vida e aparentemente bem de saúde, a dois quilómetros da residência onde vivia".

O pai da criança, que se encontrava em França, está a caminho de Portugal e vai ser inquirido pela PJ, à semelhança do que sucedeu com a mãe e avós maternos, informou ainda o responsável.

Em comunicado, a GNR informa que a criança foi encontrada "militares da GNR, na sequência de uma acção de patrulhamento".

 

Leia mais na edição de quinta-feira