Sociedade

BE escolhe Andrzej Kowalski para a cabeça-de-lista em Leiria

29 jun 2017 00:00

Natural da Polónia, mas a viver há 40 anos no concelho, o candidato é docente do ensino superior.

be-escolhe-andrzej-kowalski-para-a-cabeca-de-lista-em-leiria-6726
Maria Anabela Silva

Encenador, cenógrafo e docente do ensino superior, Andrzej Kowalski vai ser o cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Leiria.

Concorrendo com independente, o polaco, que vive em Leiria há 40 anos, irá liderar uma candidatura que promete abraçar as “causas de sempre” dos bloquistas e constituir-se como uma alternativa à maioria socialista e à “direita desesperada e sem projectos”.

“É muito bom ter Kowalski nesta luta”, afirmou Catarina Martins, durante a apresentação pública da candidatura, onde a coordenadora do BE recordou os tempos em que foi aluna do agora candidato.

Foi há 25 anos, mas ainda hoje a bloquista lembra essa experiência como “marcante”. “É uma pessoa com capacidade para tornar o complexo em simples, para pôr equipas a trabalhar e para fazer boas ideias funcionar”, assegurou a líder do BE.

Para Heitor de Sousa, coordenador distrital do BE, esta candidatura “é uma pedrada no charco”, referindo- -se a Andrzej Kowalski como uma pessoa de “reconhecido capital de simpatia e de competência” e “um cidadão activo e participante na vida da cidade”.

Heitor de Sousa apontou também algumas das causas que o BE irá continuar a abraçar, como a luta pela “transparência” municipal e pela participação dos cidadãos na decisões importantes relativas à vida do concelho, algumas das quais “tomadas pela maioria ao arrepio dos órgãos autárquicos e da Assembleia Municipal”.

A candidatura do BE promete ainda pugnar pela criação de uma rede de transportes públicos que responda às necessidades das populações e por um concelho “ambientalmente exemplar, com os cursos de água livres das descargas assassinas”.

Foi aluno de João Paulo II
Um polaco que escolheu viver em Leiria

Andrzej Kowalski nasceu na Polónia, onde se licenciou em Filologia Polaca, tendo sido aluno da disciplina de ética ministrada pelo Papa João Paulo II, então cardeal.

Chegou a Portugal há mais de 40 anos e fixou residência em Leiria, terra natal da esposa. Conta no currículo com dezenas de projectos produzidos como encenador e cenógrafo e a participação em filmes como realizador e argumentista e na fotografia. Foi professor no Chapitô e no Teatro da Trindade.

Actualmente, é docente no Instituto Politécnico de Leiria. Em termos políticos, foi mandatário do BE nas legislativas e de Mariza Matias nas presidenciais. “Não sou militante mas, com muita honra, tenho acompanhado algumas lutas do BE.

Por isso, aceitei este convite”, diz Andrzej Kowalski, reconhecendo que o fez também por “sentir necessidade de uma participação cívica mais activa além das palavras”.

Deixando para mais tarde as propostas da candidatura, o cabeça-de-lista prometeu, no entanto, que serão “exequíveis” e no sentido de “contribuir para fazer de Leiria um sítio melhor para viver”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.