Covid-19

Batalha retoma campanha de testes rápidos à Covid-19

12 mar 2021 16:21

O Município vai assegurar a testagem do pessoal não docente e docente

batalha-retoma-campanha-de-testes-rapidos-a-covid-19
Câmara assegura testagem em pessoal docente e não docente a exercer funções no pré-escolar no 1.ª ciclo do ensino básico
DR

Com o intuito de acompanhar as medidas de desconfinamento ontem anunciadas pelo Governo, a Câmara da Batalha vai dar início à campanha de realização de testes rápidos à Covid-19 por antigénio, uma medida considerada essencial pela Organização Mundial de Saúde e que garante resultados em 15 a 30 minutos.

"De acordo com os especialistas, os testes rápidos de antigénio permitem uma resposta rápida através de rastreio e a identificação precoce de possíveis casos positivos, sendo considerados fundamentais para tomar decisões rápidas de triagem e segregação de clusters e essenciais no acompanhamento do desconfinamento e respetivo controlo da pandemia", sublinha a Câmara da Batalha em comunicado.

O Município da Batalha vai igualmente assegurar a testagem do pessoal não docente e docente a exercer funções no pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, bem assim a distribuição de máscaras aos alunos do 1.º ciclo, acompanhando o reinício das atividades lectivas na próxima semana, “uma vez que não se vislumbra a possibilidade do Governo concretizar os testes e entrega de máscaras que anunciou antes da retoma destas atividades”, esclarece ao autarca da Batalha, Paulo Batista Santos.

Os testes serão administrados por um laboratório de referência nacional nas instalações do Complexo Desportivo da Batalha (Zona Desportiva) e no edifício da Junta de Freguesia de São Mamede, devendo os interessados proceder à respectiva inscrição, gratuita, através do endereço https://teste-covid.batalhaonlife.pt. 

“O projecto será faseado e gradual, estando previsto na primeira fase, para pessoas e actividades económicas prioritárias, atingir o objectivo de 1.600 testes. Nas fases subsequentes e generalizadas a toda a população, poderão ser realizados até 500 testes por semana”, adianta o presidente da Câmara.