Viver

Batalha reclama urgência nas obras previstas para o mosteiro

23 jun 2020 12:28

"Desinvestimento no Mosteiro da Batalha regista níveis preocupantes, situação que contrasta com intervenções em curso, por exemplo, no Mosteiro de Alcobaça, Convento de Cristo e mais avultadas no Palácio Nacional de Mafra"

batalha-reclama-urgencia-nas-obras-previstas-para-o-mosteiro
Mosteiro é o terceiro monumento mais visitado do País
Ricardo Graça/Arquivo

Foi por unanimidade que a Assembleia Municipal da Batalha aprovou, na segunda-feira, uma moção que reclama urgência no início das obras anunciadas e previstas com o apoio dos fundos europeus, em benefício da valorização do Mosteiro da Batalha.

Segundo os autarcas, “há vários anos foram anunciadas obras de requalificação do claustro real, requalificação de um novo espaço para loja, reabilitação da iluminação exterior, para além de outras melhorias, de modo a tornar este monumento 100% acessível, sem que até à presente data se conheçam quaisquer desenvolvimentos, que não anúncios dos sucessivos governantes na área da Cultura”.

O Mosteiro da Batalha é o terceiro monumento mais visitado do País, após os Jerónimos e a Torre de Belém, em Lisboa. O mosteiro recebeu no ano passado 416.793 visitantes, o que significa um aumento de 2,2% relativamente a 2018.

"O desinvestimento no Mosteiro da Batalha regista níveis preocupantes, situação que contrasta com intervenções em curso, por exemplo, no Mosteiro de Alcobaça, Convento de Cristo e mais avultadas no Palácio Nacional de Mafra, tudo monumentos com menor pressão de visitantes do que o Mosteiro da Batalha”, sublinham em nota de imprensa os autarcas.

A moção que seguirá para o Governo, sublinha a importância do Turismo Cultural, reconhecido como uma das principais alavancas da retoma económica e do setor turístico em Portugal, razão pelo qual é decisivo investir nesta área ao nível da qualificação dos monumentos nacionais. 

A Assembleia Municipal da Batalha alerta ainda para os riscos de perda de fundos europeus pelo facto da não execução de obras, uma vez que se encontra em curso um processo de reprogramação dos fundos europeus.