Sociedade

Batalha premiada por boa execução de regeneração urbana

9 mai 2021 11:31

No total, município recebeu 2,7 milhões de euros, para reabilitação e regeneração de espaços públicos

batalha-premiada-por-boa-execucao-de-regeneracao-urbana
Vila foi reconhecida pelo trabalho de minimização do impacto do ruído e poluição sobre o Mosteiro de Santa Maria da Vitória
Ricardo Graça/Arquivo

O Município da Batalha vai receber um prémio financeiro de 476 mil euros "pela boa execução do Plano de Acção de Regeneração Urbana".

Em comunicado, a autarquia explica que o Programa Operacional Regional do Centro revelou a "atribuição de um prémio financeiro de 361.576,77 euros a que se junta o saldo da operação do novo Parque de Eventos de Santa Maria da Vitória de 114.628,34 euros, perfazendo um total 476 205,11 euros de montante de reforço de comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional".

O Plano de Acção de Regeneração Urbana da Batalha foi desenvolvido em parceria com a Unidade de Investigação - CARME - Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia, do Politécnico de Leiria.

No plano, constam as intervenções já concluídas da Operação Urbanística de salvaguarda aos impactos do ruído e poluição sobre o Mosteiro de Santa Maria da Vitória (517 041,20 euros), a Casa do Conhecimento e da Juventude da Batalha (559.966,61 euros); a reabilitação do Edifício do Dr. Gens (580 874,34 euros) e a requalificação do Antigo Campo de Futebol, junto ao mosteiro, para o Parque de Eventos Santa Maria da Vitória (1 043 050,00 euros).

No total, o somatório ascende a 2,7 milhões de euros, nas áreas da reabilitação de edifícios e regeneração de espaços públicos.

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, explica que “este plano de acção, desenvolvido em parceria com o Politécnico de Leiria, encontra-se concluído no prazo previsto e permitiu realizar uma verdadeira revolução ao nível da reabilitação dos edifícios públicos existentes na vila da Batalha e requalificar toda a zona envolvente do mosteiro”.

Na passada semana, a Batalha viu ainda aprovada a candidatura ao Sistema de Informação Cadastral Simplificado e do Balcão Único do Prédio com um valor de 140 966,40 euros, destinado ao desenvolvimento de um projecto piloto do cadastro predial.