Sociedade

Barreiras de protecção ao Mosteiro da Batalha geram polémica

11 jan 2018 00:00

Cidadãos consideram que isenção de portagens seria melhor solução para proteger monumento.

barreiras-de-proteccao-ao-mosteiro-da-batalha-geram-polemica-7936

As barreiras de betão, apelidadas por alguns como um muro de Berlim, que se estão a erguer em frente ao Mosteiro Santa Maria da Vitória, junto ao IC2, na Batalha, estão a gerar contestação.

Apesar do projecto prever a colocação de milhares de árvores para atenuar o impacto visual, muitas pessoas consideram que a melhor solução para proteger o monumento da circulação rodoviária é a isenção de portagens na A19.

"Parece um muro de Berlim. Sei que a ideia é ainda serem colocadas árvores, mas o primeiro impacto é péssimo. Quero ver como fica o final da obra, mas com o dinheiro que está a ser gasto poderia ser dada a isenção de portagens para os veículos pesados, ou criar um valor mais barato", constata Alfredo Barros, empresário de uma loja junto ao mosteiro.

A A19 foi construída para retirar grande parte do trânsito que passa no IC2, de modo a preservar o monumento, classificado como património da Humanidade, dos efeitos do ruído e poluição da circulação automóvel. No entanto, a colocação de portagens levou a que a A19 seja uma das vias menos utilizadas na região de Leiria.

Pedro Coelho, outro cidadão da Batalha, também defende que a solução deveria passar pela "isenção de portagens". Segundo refere, "não faz sentido nenhum aquele mamarracho".

"Duvido que não houvesse outra solução arquitectónica e não consigo perceber como vai proteger o Mosteiro. Esta obra vai tirar a beleza ao monumento, que tem toda uma grandiosa história. É certo que tem de se proteger o Mosteiro, mas não com esta solução", salienta.

Também José Travaços Santos garante que a resolução do problema passa pela "abolição de portagens". Para este historiador, "não se justifica o pagamento de portagens num troço tão pequeno".

Paulo Batista Santos, presidente da Câmara, concorda que a solução ideal seria a abolição ou redução de portagens na A19. No entanto, "o Governo do PS, liderado por José Sócrates, atribuiu uma concessão por vários anos que inclui portagens".

Segundo o autarca do

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
SAIBA COMO